O tsunami que atingiu a Indonésia neste sábado 22 deixou mais de 300 mortos, entre eles cinco membros da banda Seventeen, que faziam um show em um resort de uma praia na ilha de Java. O baterista Andi Darmawan, o baixista M. Awal Purbani, o guitarrista Herman Sikumbang, o produtor Oki Wijaya e um técnico da banda, chamado Ujang foram as vítimas confirmadas. Dos quatro membros da banda, sobreviveu apenas o vocalista Riefian Fajarsyah, que ainda procura sua esposa, Dylan Sahara, entre os desaparecidos.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o resort é atingido pelas fortes ondas e derruba o palco onde a banda se apresentava.
Neste domingo, o grupo tocava em um evento fechado da companhia elétrica PLN, que realizava uma festa de fim de ano com funcionários e familiares. O grupo tinha shows programados na praia da ilha de Java de 21 a 23 de dezembro.
A banda Seventeen da Indonésia foi formada em 1999 e lançou seis álbuns. Os três membros principais que morreram neste domingo estavam na criação da banda, 20 anos atrás.
O tsunami atingiu praias do sul da ilha de Sumatra e do extremo oeste de Java às 21h30 locais (12h30 de Brasília) de sábado. A onda gigante, provocada pela erupção do vulcão que é considerado o “filho” do lendário Krakatoa, o Anak Krakatoa. De acordo com autoridades, o tsunami pode ter sido provocado por um aumento repentino da maré provocado pela lua cheia, combinado com uma avalanche no fundo do mar após a erupção do Anak Krakatoa, que forma uma pequena ilha no Estreito de Sunda.