Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Colômbia intercepta primeiro narcosubmarino não tripulado com antena de Elon Musk

Embarcação, que poderia carregar até 1,5 tonelada de cocaína, foi encontrada em teste no mar do Caribe e representa um enorme avanço nos métodos de narcotráfico

Por Júlia Sofia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 jul 2025, 16h34

A Marinha da Colômbia anunciou nesta quarta-feira, 2, a interceptação do primeiro narcosubmarino não tripulado em águas do mar do Caribe. O veículo contava com uma antena da Starlink, serviço de internet via satélite do bilionário Elon Musk, o que representa um avanço tecnológico na logística do tráfico internacional de substâncias ilícitas, além de um novo desafio para as forças de segurança.

Imagens divulgadas pelas Forças Armadas colombianas mostram o submarino navegando rente à superfície, com a antena da Starlink instalada na proa. Esse tipo de conectividade permite comunicação via satélite em tempo real e reduz drasticamente as chances de interceptação. Segundo as autoridades, a embarcação, com capacidade para transportar até 1,5 tonelada de cocaína, estava em período de testes e, por isso, não estava carregada de drogas no momento da apreensão.

“Esse modelo reflete a migração para sistemas não tripulados mais avançados, que aumentam a capacidade de evasão, dificultam o rastreamento e permitem um certo grau de autonomia para redes criminosas”, afirmou o almirante Juan Ricardo Rozo, comandante da Marinha, em coletiva de imprensa.

+ Gangues colombianas recrutam crianças via TikTok e Facebook, alerta ONU

Modernização do tráfico

Com engenharia cada vez mais arrojada, os chamados “narcosubmarinos” já são frequentes nas rotas do narcotráfico que levam drogas da Colômbia aos Estados Unidos e à Europa. Leves e silenciosos, eles percorrem distâncias maiores do que lanchas e são difíceis de detectar pelas autoridades. A novidade agora está na ausência de tripulação.

Na Colômbia, a construção, operação, comercialização ou transporte de embarcações semissubmersíveis é considerada crime e pode levar a até 14 anos de prisão. Apesar dos esforços de repressão, o país segue como o maior produtor mundial de cocaína, concentrando cerca de 67% de toda a plantação de folha de coca no planeta, segundo dados da ONU.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.