Colorado tem cenário de devastação após incêndio consumir mil casas
Milhares tiveram de ser evacuados às pressas em cidades próximas às Montanhas Rochosas
Mais de 1.000 construções foram destruídas pelos incêndios florestais que afetam o estado americano do Colorado desde o último dia 30. Até o momento, o desastre natural deixou ao menos 12 feridos e nenhuma vítima fatal.
“Foi um milagre ninguém ter morrido”, disse o governador do Colorado, Jared Polis, em entrevista de imprensa concedida na noite da última sexta-feira (31).
“As famílias tiveram minutos para colocar seus animais de estimação e filhos no carro e ir embora. É inimaginável”, completou.
Polis afirmou ainda o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma declaração de desastre para a região, permitindo que residentes e empresas do Colorado tenham acesso a recursos de emergência mais facilmente.
Milhares de pessoas tiveram de ser evacuadas de Louisville e Boulder, que estão próximas às Montanhas Rochosas e de Denver, maior cidade do Colorado.
A origem dos incêndios florestais ainda não foi confirmada, mas as autoridades disseram que há suspeitas de estarem relacionados a problemas em linhas de transmissão de energia.
Impulsionados por ventos de 170 quilômetros por hora, as chamas se espalharam rapidamente. “Este é o tipo de fogo que não temos como combater”, afirmou Joe Pelle, xerife do condado de Boulder.
“Tivemos que retirar bombeiros de algumas das áreas afetadas porque não havia como parar o fogo”, disse Pelle.
As autoridades afirmaram que a mudança do tempo na sexta-feira, quando os ventos diminuíram e a chegada de uma nevasca amenizou a temperatura, fez com que as chamas fossem extintas.