Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Começa toque de recolher no Chile pelo quarto dia seguido

Medida inédita desde o fim da ditadura visa inibir a onda de protestos contra a política econômica do governo de Sebastián Piñera

Por Da Redação
Atualizado em 22 out 2019, 20h52 - Publicado em 22 out 2019, 20h36

Os cidadãos de Santiago, Chile, estão novamente sob toque de recolher desde as 20h desta terça-feira, 22. Desta vez, a medida vigorará até as 5h de quarta-feira, 23. Este é o quarto dia seguido em que a medida, inédita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet em 1990, é decretada na capital.

A decisão havia sido anunciada pelo Exército do Chile, responsável pela segurança da capital desde sábado 19 quando foi decretado estado de emergência, em sua conta oficial no Twitter no início da tarde. Manifestantes saem às ruas do país desde a última sexta-feira 18, em protestos violentos contra a política econômica do presidente Sebastián PiñeraO estopim do movimento popular foi o aumento das tarifas de metrô de Santiago, mas logo foram agregadas queixas sobre o sistema de aposentadoria, as condições de vida e os cortes nos gastos públicos.

Além de Santiago, quatro regiões chilenas, incluindo Valparaíso e Biobío, mantêm toque de recolher nesta quarta. No caso de Valparaíso, a medida está imposta desde as 18h. Algumas cidades e regiões metropolitanas de outras regiões seguem a mesma diligência.

O governo também ampliou o estado de emergência em partes das regiões de Arica y Parinacota, na fronteira com o Peru, e de Antofagasta, relatou o portal argentino Infobae. Assim, apenas Aysén, próxima ao extremo sul do Chile, permanece totalmente fora do estado de emergência.

Continua após a publicidade

Segundo a Constituição chilena, o presidente da República pode “restringir as liberdades de locomoção e de reunião” durante o estado de emergência, que não pode exceder quinze dias, com direito a prorrogação se aprovada pelo Congresso Nacional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.