Como é o trem blindado usado por Kim Jong-un para viajar à China
A utilização do meio de transporte em viagens internacionais é uma tradição na família governante da Coreia do Norte

O ditador norte-coreano Kim Jong-un desembarcou em Pequim nesta terça-feira, 2, após uma viagem por meio de seu famoso trem blindado verde, que transporta as lideranças de Pyongyang há décadas. Desde que tomou posse como líder do Partido dos Trabalhadores da Coreia, Kim utilizou o trem — ou trens, uma vez que não se sabe ao certo quantos são utilizados pelos governantes norte-coreanos — em viagens ao Vietnã, Rússia e China.
Especialistas afirmam que o veículo pode atingir uma velocidade máxima de 45 km/h em trilhos norte-coreanos e 80 km/h em trilhos chineses, uma vez que é puxado por locomotivas de Pequim para percorrer o território vizinho.
Apesar de lentos, os veículos garantem conforto superior ao encontrado na envelhecida frota de aviões da Coreia do Norte. Com cerca de 10 a 15 vagões cada, os trens permitem que uma comitiva extensa se acomode tranquilamente, além de funcionarem como ambiente para reuniões prévias antes de compromissos oficiais.
Segundo o especialista em transporte norte-coreano Ahn Byung-min, os comboios são luxuosos, contando com vagões exclusivos para Kim, um restaurante, espaço para levar dois carros blindados, equipamentos de comunicação e acomodações para as equipes médicas e de segurança.

Registros da mídia estatal norte-coreana mostram mais detalhes do veículo, como sua área externa durante uma pausa para que o ditador possa fumar ao lado de altos funcionários de Pyongyang, e um escritório com largos painéis de madeira, ornamentos dourados e uma bandeira do país.

Os trens são frequentemente vistos em peças de propaganda estatal norte-coreana, com os membros da família governante percorrendo o país em diferentes compromissos. Ambos os antecessores de Kim Jong-un — seu avô, Kim Il-sung, e seu pai, Kim Jong-il — utilizaram o transporte em viagens internacionais.
+ Após seis décadas no ar, Coreia do Sul silencia a Voz da Liberdade
Mas como o trem atravessa fronteiras?
Para que o meio de transporte favorito da família Kim possa ser utilizado fora do território norte-coreano, é preciso que algumas adequações sejam realizadas nos comboios. Em 2023, quando Kim Jong-un visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, as rodas do trem tiveram que ser reconfiguradas, uma vez que as especificações dos trilhos usados por Moscou e Pyongyang são diferentes.
Já nas viagens à China, o veículo é acoplado a uma locomotiva chinesa que puxa o veículo enquanto percorre o país. No encontro desta terça, seis vagões chineses estavam atrelados ao trem norte-coreano, possivelmente transportando autoridades de Pequim que encontraram o chefe de estado vizinho na fronteira.