Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Kamala x Trump: como estão as pesquisas a uma semana da eleição nos EUA?

Donald Trump parece ter virado preferido nas últimas semanas, mas o cenário continua acirrado e Kamala Harris tem 45% de probabilidade de vencer o pleito

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 22h23 - Publicado em 29 out 2024, 15h39

Faltando apenas uma semana para a eleição presidencial nos Estados Unidos, as pesquisas que medem a intenção de voto dos eleitores apontam um cenário acirrado na disputa entre Kamala Harris e Donald Trump, com empate técnico entre os candidatos.

Nos sete estados decisivos, os chamados swing states — Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Nevada, Arizona e Carolina do Norte —, onde a preferência por democratas e republicanos se alterna, a briga por eleitores ainda não tem um vencedor claro, segundo uma pesquisa do jornal The Washington Post em parceria com a Schar School divulgada na semana passada.

Enquanto isso, a última pesquisa do jornal The New York Times revelou que a preferência por Harris pode ter diminuído desde seu último levantamento, no início de outubro. Na época, ela tinha uma ligeira vantagem (49% a 46%). A mudança está dentro da margem de erro, mas o agregador FiveThirtyEight, que faz uma média nacional de pesquisas, também registrou um aperto da margem nas últimas semanas: no início de outubro, ela estava à frente de Trump por 48,5% a 45,7%; agora, caiu para 48,1% a 46,4%. Isso sugere que a disputa ficou ainda mais acirrada.

+ Novas pesquisas apagam pequena vantagem democrata e são sinal de alerta para Kamala

Apesar de incerto, o resultado não é bom sinal para Harris. Em eleições recentes, os democratas tiveram vantagem em nível nacional, mesmo quando perderam o colégio eleitoral e, portanto, a Casa Branca. Isso porque, nos Estados Unidos, vence a corrida quem obtém mais votos dos chamados delegados, e cada estado americano tem um número de delegados proporcional à sua população. A esperança da campanha, neste ano, era que Harris construísse uma superioridade nacional, o que poderia sinalizar bons resultados nos estados-chave.

Vantagem insólita

O ex-presidente aparece e 2,2 pontos percentuais, respectivamente, à frente de Harris na Geórgia e no Arizona, de acordo com o FiveThirtyEight. Ambos os estados tiveram historicamente maioria republicana, apesar de o presidente Joe Biden ter saído vitorioso em ambos em 2020.

Continua após a publicidade

Neste domingo, Trump atingiu sua maior chance de vitória nas eleições presidenciais desde agosto, segundo uma projeção da revista britânica The Economist. A pesquisa apontou 55% de probabilidade de o candidato republicano sair vitorioso, contra 45% da vice-presidente.

A candidata democrata, por sua vez, tem o apoio da maioria das mulheres americanas (53%), de acordo com a pesquisa do NYT. Por outro lado, 53% dos homens disseram que votariam em Trump, contra 41% das mulheres.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.