Como Trump e outros figurões são chamados pelo Serviço Secreto
De amantes secretas a celebridades, a segurança do líder americano tem um apelido para cada pessoa que se aproxima do presidente
Entre os agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos, os moradores da Casa Branca não são conhecidos por seus nomes, e sim por apelidos. Além do presidente dos EUA, ganham um codinome membros da primeira-família, visitantes assíduos da Casa Branca, chefes de Estado e qualquer figura que mereça atenção da segurança.
No passado, os codinomes do Serviço Secreto tinham o importante propósito de “enganar” inimigos que espionavam as comunicações do governo. Desde que a tecnologia permitiu que as conversas fossem criptografadas, porém, os apelidos servem apenas para agilizar a comunicação entre os agentes.
Enquanto alguns fazem referência a características pessoais, outros codinomes são escolhidos aleatoriamente. A agência de comunicação da Casa Branca define uma letra inicial que será usada nos apelidos de todos os membros da família, e prepara uma lista de sugestões para o presidente. Os termos devem ser facilmente pronunciáveis para evitar mal-entendidos em conversas telefônicas, por exemplo.
Confira alguns codinomes do Serviço Secreto: