Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Coreia do Norte cancela apresentação conjunta com Coreia do Sul

Pyongyang culpa mídia sul-coreana, alegando uma cobertura “de insultos” sobre a participação do Norte na Olimpíada de Inverno

Por Da redação
29 jan 2018, 15h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Delegações da Coreia do Norte e do Sul reunidas para discutir a participação de Pyongyang nos Jogos de Inverno - 17/01/2018 (Yonhap/Reuters)

    A Coreia do Norte cancelou uma apresentação cultural conjunta com a Coreia do Sul agendada para o dia 4 de fevereiro, culpando a mídia sul-coreana por encorajar um sentimento público “de insulto” contra Pyongyang, disse o Ministério de Unificação da Coreia do Sul, nesta segunda-feira.

    A Coreia do Norte disse que não teve escolha a não ser cancelar a apresentação, que aconteceria no território norte-coreano do Monte Kumgang, uma vez que a mídia sul-coreana continuava a insultar o que Pyongyang chamou de medidas “sinceras” em relação à Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, disse o ministério.

    No início de janeiro, as duas Coreias iniciaram raras conversas para levar norte-coreanos à Olimpíada depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse estar disposto a começar discussões com Seul.

    Seul e Pyongyang estavam discutindo os últimos detalhes da apresentação conjunta. Um outro show na Coreia do Sul, por uma orquestra norte-coreana, bem como o envio de atletas sul-coreanos para treinar em um resort de ski na Coreia do Norte também estavam sendo discutidos pelos dois países.

    Continua após a publicidade

    As duas Coreias já haviam confirmado um desfile sob a mesma bandeira unificada, além de formarem um time conjunto de hóquei feminino. No total, 550 membros da delegação norte-coreana, incluindo 230 líderes de torcida, 140 artistas e trinta lutadores de taekwondo participarão dos jogos.

    Seul disse que a decisão norte-coreana de cancelar a apresentação é “muito lamentável” e enfatizou que Pyongyang deveria manter todos os acordos fechados com a Coreia do Sul.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.