Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coreia do Norte concorda em enviar delegação aos Jogos de Inverno

Reunião com a Coreia do Sul também tratou da redução das sanções contra o regime de Kim Jong-un e da reunião das famílias separadas pela guerra

Por Da redação
Atualizado em 9 jan 2018, 15h21 - Publicado em 9 jan 2018, 09h03

A Coreia do Norte confirmou, durante uma reunião com Seul nesta terça-feira, que vai enviar uma delegação à Olimpíada de Inverno de Pyeongchang no próximo mês.

A decisão foi o resultado do encontro diplomático entre os dois países, iniciado nesta terça-feira no vilarejo de Panmunjom, na área desmilitarizada da fronteira. É a primeira vez em dois anos que representantes dos dois países dialogam oficialmente.

A delegação da Coreia do Norte para Pyeongchang vai incluir atletas, dirigentes, torcedores e jornalistas, segundo o vice-ministro da Unificação sul-coreano, Chun Hae-sung. A Coreia do Sul propôs ainda que os atletas dos dois países entrem juntos nas cerimônias de abertura e encerramento dos jogos.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para os Jogos, embora o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenha dito que outros poderiam competir por meio de convite, desde que o regime permita a viagem deles.

Durante a reunião, os sul-coreanos declararam também estar preparados para suspender temporariamente algumas sanções a fim de facilitar a participação norte-coreana na Olimpíada, se necessário.

Continua após a publicidade

A participação da Coreia do Norte nos Jogos poderia rebaixar a tensão regional após um ano de 2017 marcado pelos seguidos testes de armas norte-coreanas e pelas trocas de ameaças entre o regime de Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Reunião de famílias

O vice-ministro sul-coreano informou também que foi proposta a retomada da prática de reunião temporária das famílias separadas pela guerra entre os países – o conflito terminou formalmente em 1953, mas como até hoje não houve um acordo de paz, ele é considerado suspenso. A Coreia do Norte, contudo, não se pronunciou sobre o tema.

Abertura de linhas de comunicação

Os norte-coreanos também confirmaram a reabertura de mais uma linha de comunicação militar. Trata-se da linha na região em torno do Mar Amarelo (chamado de Mar do Oeste nas duas Coreias) e que, da mesma forma que as demais vias de comunicação entre os dois países, permanecia inutilizada havia quase dois anos por decisão do Norte.

Continua após a publicidade

O Exército norte-coreano começará a utilizar de novo a conexão telefônica na quarta-feira, segundo explicou a delegação do Norte à sua contraparte do Sul.

O regime de Pyongyang decidiu deixar de utilizar essa e outras linhas de comunicação com o Sul em protesto pelo fechamento do complexo intercoreano de Kaesong, implementado por Seul como castigo pelo desenvolvimento armamentista do Norte. A linha recém-reativada servia, entre outras coisas, para que ambos exércitos notificassem movimentos de pessoas e mercadorias em torno de Kaesong.

Na semana passada, os norte-coreanos já haviam reaberto a linha telefônica na aldeia de Panmunjom, na fronteira intercoreana, depois que Kim Jong-un expressou em sua mensagem de ano-novo seu desejo de melhorar laços com o Sul.

(Com Estadão Conteúdo, EFE e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.