Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Coreia do Norte destrói centro de testes nucleares

Imprensa internacional foi convidada para assistir ao desmantelamento da central nuclear de Punggye-ri

Por Da redação
Atualizado em 24 Maio 2018, 09h23 - Publicado em 24 Maio 2018, 09h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Coreia do Norte destruiu nesta quinta-feira (24) os túneis do seu centro de testes nucleares de Punggye-ri, segundo informaram agências de notícias internacionais, que enviaram repórteres para acompanhar a operação.

    A Coreia do Norte anunciou que desmantelaria a unidade após a cúpula realizada no dia 27 de abril com a Coreia do Sul, na qual ambos os países se comprometeram a trabalhar pela “total desnuclearização” da região, com objetivo de viabilizar a reunião prevista para o dia 12 de junho entre Pyongyang e Washington.

    Na terça-feira (22), cerca de 20 jornalistas de diferentes veículos convidados pela Coreia do Norte chegaram ao país para assistir ao desmantelamento. Associated Press, CNN, CBS, Russia Today e a mídia estatal chinesa estavam entre os convidados. Num primeiro momento, Kim Jong-un desconvidou repórteres da Coreia do Sul, no entanto, jornalistas da emissora sul-coreana MBS acompanharam o processo.

    Segundo relataram os repórteres sul-coreanos, as detonações começaram às 11h (horário local, 23h de quarta-feira em Brasília) no chamado entrecruzamento Norte de galerias e continuaram por três horas depois nos circuitos Oeste e Sul (a rede Leste acredita-se que já ficou inutilizada após o primeiro teste nuclear norte-coreano de 2006). Mais tarde foi realizada a destruição também com explosões de barracos e outras instalações situadas em Punggye-ri.

    De acordo com o repórter da CNN, Will Ripley, ao menos três túneis foram destruídos, dos quatro existentes. Segundo autoridades norte-coreanas, o quarto túnel já havia sido destruído.

    Continua após a publicidade

    Antes das explosões, os jornalistas foram convidados a ver os explosivos armados. Eles acompanharam as detonações em uma plataforma a 500 metros de distância e em seguida foram autorizados a analisar os danos. Porém, segundo Ripley, não havia especialistas internacionais entre eles que pudessem avaliar se as explosões foram fortes o suficiente para destruir os túneis.

    Por causa da região remota na qual fica o complexo, os jornalistas disseram que só será possível transmitir imagens das operações de desmantelamento mais tarde. Do mesmo modo, também não puderam confirmar se o líder norte-coreano, Kim Jong-un, assistiu à destruição das galerias de Punggye-ri.

    A Coreia do Norte realizou todos os seus seis testes nucleares na instalação de Punggye-ri, composta por túneis cavados debaixo do monte Mantap, no nordeste do país.

    Continua após a publicidade

    Imagens de satélites analisadas e divulgadas pelo site 38North no dia 15 de maio revelou que Pyongyang já havia começado o desmantelamento. Alguns dos trilhos e carros da mina utilizados para escavar os túneis do complexo já tinham começado a ser desmontados, assim como algumas pequenas construções secundárias. Apenas os túneis ainda estavam de pé, para serem destruídos publicamente esta semana.

    (Com EFE e Reuters)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.