Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Coreia do Norte pode preparar novo lançamento de míssil

Reunida na China, cúpula dos BRICS condenou os testes do regime de Kim Jong-un

Por Da redação
4 set 2017, 10h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dia depois da Coreia do Norte anunciar o sucesso de um teste nuclear e reivindicar a posse de uma bomba H, o ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmou que o país vizinho pode estar preparando um novo lançamento de míssil. Além disso, Pyongyang teria conseguido miniaturizar uma arma nuclear para que fosse transportada por uma ogiva.

    “Acreditamos que aqui entra a chance de outro míssil balístico intercontinental”, declarou o ministro da Defesa, Song Young-moo, aos deputados no Parlamento.

    Dentro do contexto de elevação de risco, Seul e Washington também reforçarão o escudo de defesas antimísseis (THAAD) já instalado na Coreia do Sul.

    “Muito em breve serão deslocados temporariamente outros quatro lançadores para contra-atacar as crescentes ameaças nucleares e de mísseis procedentes do Norte”, disse Young-moo.

    O anúncio foi feito algumas horas depois de a Coreia do Sul realizar um exercício com foguetes em resposta ao teste nuclear norte-coreano de domingo.

    Continua após a publicidade

    No treinamento, foram utilizados mísseis balísticos sul-coreanos do tipo Hyunmoo e caças F-15K. O alcance dos alvos simulados foi equivalente à distância da área de testes nucleares norte-coreano Punggye-ri, no Nordeste.

    Em fotografias divulgadas por Seul, os mísseis Hyunmoo aparecem em uma rampa de lançamento na costa leste do país.

    Potência três vezes maior que bomba de Hiroshima

    De acordo com a Coreia do Norte, o sexto teste do país usou uma bomba de hidrogênio que é suficientemente pequena para ser acoplada a um míssil intercontinental.

    Continua após a publicidade

    Em julho, o país testou duas vezes, com sucesso, foguetes com alcance suficiente para atingir os Estados Unidos. Seul afirmou que a potência do teste nuclear norte-coreano foi estimada em 50 quilotons, cinco vezes mais que o último teste nuclear realizado por Pyongyang em setembro do ano passado e três vezes mais que a bomba americana que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima em 1945.

    Condenação unânime

    Nesta segunda-feira (4), a China  vizinha e aliada da Coreia do Norte  afirmou ter apresentado um protesto diplomático ao país. Os líderes do BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que participam de sua reunião de cúpula anual na cidade litorânea de Xiamen, também condenaram o teste nuclear norte-coreano.

    Cúpula dos Brics em Xiamen, na China
    O presidente do Brasil, Michel Temer, o presidente russo Vladimir Putin, o presidente chinês Xi Jinping, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fazem uma foto de grupo durante a Cúpula dos Brics em Xiamen, na China – 04/09/2017 (Kenzaburo Fukuhara/Reuters)
    Continua após a publicidade

    (Com AFP e Reuters)

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.