Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Coreia do Norte realiza novo lançamento de míssil balístico

De acordo com o Pentágono, o novo teste teria acontecido nesta sexta-feira

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h15 - Publicado em 28 jul 2017, 13h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Kim Jong Un acompanha teste com míssil na Coreia do Norte
    O ditador norte-coreano Kim Jong Un observa o teste-fogo com o míssil balístico intercontinental Hwasong-14 em imagem divulgada pela Agência de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) em Pyongyang - 04/07/2017 (KCNA/Reuters)

    O Pentágono detectou um lançamento de míssil balístico da Coreia do Norte  nesta sexta-feira, 28. Segundo o porta voz do Pentágono, capitão Jeff Davis, ainda são feitas avaliações para  coletar informações adicionais. O lançamento ocorreu por volta das 11:45 (horário de Brasília).

    Nesta semana, uma reportagem do jornal The Washington Post que citou fontes oficiais não identificadas da Agência de Inteligência de Defesa (DIA) do Pentágono informou que o país poderia desenvolver um míssil balístico intercontinental com capacidade nuclear já no início de 2018. . Pyongyang será capaz produzir um míssil nuclear com potencial para atingir os Estados Unidos  dois anos antes do prazo previsto anteriormente. A publicação da reportagem acontecue no mesmo dia em que o governo norte-coreano ameaçou lançar um ataque “no coração dos Estados Unidos”, caso o presidente Donald Trump tente realizar alguma mudança no regime de Kim Jong-un.

    “Se os Estados Unidos se atreverem a mostrar até o menor sinal de tentativa de remover nossa liderança suprema, lançaremos um golpe implacável no coração dos Estados Unidos com o nosso poderoso aparato nuclear”, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA nesta terça-feira. A advertência é uma resposta às declarações feitas na semana passada pelo diretor da CIA, Mike Pompeo, que fez alusão à possibilidade de uma mudança no regime norte-coreano. “[As observações de Pompeo] passaram do limite, e agora ficou claro que o objetivo final do governo Trump é a mudança de regime”, afirmou a agência.

    Os últimos lançamentos de mísseis realizados pela Coreia do Norte demonstraram avanços técnicos surpreendentes, segundo especialistas americanos. Para o Pentágono, os testes de Pyongyang indicam que o programa nucelar do país avançará para a linha de montagem no próximo ano. Um dos poucos obstáculos que ainda resta para Kim Jong-un é a capacidade de projetar o míssil sem danificar a ogiva nuclear. “No último ano eles desenvolveram capacidades que não tinham, inclusive algumas que pensávamos que eles demorariam anos para obter”, disse Joseph DeTrani, ex-gerente de missão da Coreia do Norte para o Escritório de Inteligência Nacional, ao Washington Post.

    Continua após a publicidade

    A situação deixa os líderes dos Estados Unidos e da Ásia ainda mais pressionados a interromper o progresso norte coreano para evitar possíveis ameaças nucleares no mundo.  Trump durante sua visita à Polônia no início deste mês prometeu confrontar o forte de Pyongyang para impedir os avanços do país.

    Hwasong-14

    No início deste mês a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste intercontinental bem-sucedido. O lançamento do míssil “Hwasong-14” fez parte de uma série de testes que revelaram avanços surpreendentemente rápidos em vários campos técnicos, como o domínio da tecnologia de combustível sólido e do lançamento de mísseis a partir de submarinos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.