Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coreia do Norte rejeita renunciar às armas nucleares em troca da paz

Segundo a Coreia do Sul, Norte tem entre vinte e sessenta armas nucleares; regime de Kim Jong-un afirma que tratado de paz não é 'elemento de barganha'

Por Da Redação
Atualizado em 2 out 2018, 16h25 - Publicado em 2 out 2018, 09h26

A Coreia do Norte rejeitou nesta terça-feira renunciar às armas nucleares em troca de uma declaração formal dos Estados Unidos para pôr fim à guerra na península, acrescentando que um tratado de paz não pode ser “um elemento de barganha”.

Durante décadas, Pyongyang pediu aos Estados Unidos que pusessem fim à Guerra da Coreia (1950-1953). O conflito foi contido por meio de um armistício, mas não com um acordo de paz.

A Coreia do Norte acredita que o fim oficial da guerra contribuiria para reduzir as tensões na península.

Nesta terça-feira, a agência estatal de notícias KCNA destacou que alguns especialistas americanos cogitaram uma possível troca entre uma declaração que encerre o conflito e a desnuclearização.

“O fim da guerra (…) não é um presente que uma pessoa dá à outra. E não pode ser um elemento de barganha para obter a desnuclearização da RPDC (República Popular e Democrática da Coreia)”, afirma a KCNA.

Continua após a publicidade

A agência informou que o governo está disposto a tomar “medidas como o desarmamento eterno” de seu arsenal nuclear, “se os Estados Unidos tomarem medidas correspondentes”. Não deu detalhes do que seriam essas medidas.

Armas nucleares

A Coreia do Sul estima que a vizinha Coreia do Norte tenha entre vinte e sessenta armas nucleares, segundo declarou o ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon, ao Parlamento sul-coreano.

Essa foi a primeira vez em que um alto funcionário do governo sul-coreano falou publicamente sobre o tamanho do arsenal nuclear norte-coreano. Cho fez a revelação em resposta à pergunta de um parlamentar, esclarecendo que a informação vinha de agentes de inteligência.

Continua após a publicidade

Desde o início deste ano, a península coreana é palco de um notável degelo. Já foram realizadas três cúpulas intercoreanas e uma histórica reunião, em junho, entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump.

Por enquanto, o processo não deu praticamente nenhum resultado no que se refere à desnuclearização.

(Com AFP e Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.