Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coreia do Norte suspende conversas com Seul marcadas para quarta-feira

Governo de Kim Jong-un também colocou em dúvida realização de reunião com presidente americano Donald Trump

Por Da Redação
Atualizado em 15 Maio 2018, 18h55 - Publicado em 15 Maio 2018, 17h15

A Coreia do Norte anunciou a suspensão das conversas de alto nível com a Coreia do Sul previstas para quarta-feira 15 em razão de exercícios militares conjuntos de sul-coreanos e americanos. Para Pyongyang, essas manobras militares vão contra a tendência de melhoria nas relações entre Norte e Sul.

A decisão da Coreia do Norte também põe em risco o encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcado para 12 de junho em Singapura.

A reunião de quarta entre as Coreias tinha como objetivo discutir planos para implementar uma declaração entre os líderes norte e sul-coreanos após a cúpula histórica em 27 de abril. A declaração incluía a promessa de encerrar formalmente a Guerra da Coreia e buscar a “desnuclearização completa”, informou o Ministério de Unificação da Coreia do Sul nesta terça-feira.

A Agência Coreana Central de Notícias, da Coreia do Norte, chamou de “provocação” os exercícios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul e disse que Pyongyang não tem escolha a não ser suspender as negociações.

“Esse exercício contra nós, que está sendo realizado na Coreia do Sul, é um desafio flagrante à Declaração de Panmunjom e uma provocação militar intencional que vai contra os desenvolvimentos políticos positivos na península coreana”, disse a KCNA.

Continua após a publicidade

“Os EUA também terão de ter deliberações cuidadosas sobre o destino da cúpula prevista entre Coreia do Norte e EUA à luz desse provocativo tumulto militar conduzido em conjunto com as autoridades sul-coreanas.”

Segundo a agência Reuters, o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirma não ter recebido nenhuma informação sobre as ameaças norte-coreanas de cancelar a reunião entre Trump e Kim Jong-un e ainda mantém o planejamento para a cúpula.

“Kim Jong-un havia dito anteriormente que ele entende a necessidade e a utilidade dos Estados Unidos e da República da Coreia continuarem em seus exercícios conjuntos”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, logo após o anúncio norte-coreano. “Continuaremos em frente e estamos planejando o encontro entre o presidente Trump e Kim Jong-un”, afirmou ela.

Continua após a publicidade

Nos exercícios militares, que começaram na sexta-feira passada e durarão duas semanas, participa uma centena de aviões, entre eles oito do tipo F-22, indetectáveis em radares, assim como caças-bombardeiros F-15 e bombardeiros estratégicos B-52.

Coreia do Sul e Estados Unidos realizam regularmente exercícios militares conjuntos que sempre suscitaram a rejeição do regime de Pyongyang, que os considera uma ameaça e um teste para uma eventual invasão do norte.

(Com Reuters e EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.