Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coreia do Norte tem crescimento recorde, apesar de sanções

O crescimento econômico robusto pode ser em parte atribuído ao programa de desenvolvimento nuclear e de mísseis

Por Da redação
21 jul 2017, 10h26

A economia da Coreia do Norte cresceu em seu ritmo mais acelerado dos últimos 17 anos em 2016, apesar de o país isolado enfrentar sanções internacionais destinadas a travar sua busca por armas nucleares. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Banco Central da Coreia do Sul.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Norte no ano passado aumentou 3,9 por cento em relação ao ano anterior, quando a economia se contraiu devido a uma seca e baixos preços de commodities, segundo o Banco da Coreia. A expansão, impulsionada pela mineração e energia, marcou o maior aumento desde um ganho de 6,1 por cento em 1999.

A Coreia do Norte, que conta com a China como seu maior parceiro comercial, também impulsionou as exportações em 4,6 por cento, o maior índice desde um salto de 11,8 por cento em 2013.

Ainda assim, a renda nacional bruta per capita do país em 2016 foi de apenas 1,5 milhão de wones (1.342 de dólares), menos de 5% da renda na Coreia do Sul.

O crescimento econômico robusto pode ser em parte devido ao programa de desenvolvimento nuclear e mísseis do Norte, já que a fabricação de componentes está incluída no cálculo do crescimento do PIB, de acordo com Shin Seung-cheol, funcionário do banco.

Continua após a publicidade

Shin acrescentou que a Coreia do Norte aumentou a produção de energia elétrica em 2016, mas não pôde confirmar se isso estava relacionado à fabricação de mísseis.

Em fevereiro, a China proibiu todas as importações de carvão de seu vizinho recluso, cortando suas exportações mais importantes. A China também está restringindo o fluxo de petróleo para o Norte.

A Coreia do Norte não publica dados econômicos. O banco sul-coreano libera dados do PIB na Coreia do Norte todos os anos desde 1991 com base em informações de agências governamentais, incluindo o Ministério da Unificação da Coreia do Sul e o Serviço Nacional de Inteligência. A estimativa é amplamente utilizada por organizações internacionais e pesquisadores.

Continua após a publicidade

 

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.