Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coronavírus: crematório em Madri realiza velórios ‘drive-thru’

Cerimônia consiste em uma bênção de no máximo cinco minutos, com caixões nos porta-malas de carros funerários, e participação de poucos familiares

Por Da Redação
Atualizado em 6 abr 2020, 13h39 - Publicado em 6 abr 2020, 13h25

Um crematório em Madri, na Espanha, organizou um sistema de velórios ‘drive-thru’ para dar conta da enorme procura por serviços funerários e conter a propagação do novo coronavírus. Ao todo, a cidade já registrou 5.136 mortes pela Covid-19, além de 38.723 infecções.

No crematório do cemitério La Almudena, o modelo rápido de cerimônia consiste em uma bênção de no máximo cinco minutos, realizada por um padre que aguarda a chegada dos carros em frente ao prédio que antes era dedicado aos velórios. A cada 15 minutos, um veículo funerário estaciona e abre o porta-malas onde leva o caixão.

Alguns poucos familiares podem assistir à cerimônia, guardando alguma distância, enquanto o padre faz uma oração e asperge água benta no caixão fechado. Logo depois, um grupo de funcionários transporta o ataúde para o crematório, colocando fim ao velório.

Não há discursos, tempo para velar o corpo ou enterros públicos. Este é o cenário em quase toda a Espanha, onde as tradicionais cerimônias que antecediam os enterros ou cremações foram proibidas. Apesar do Ministério da Saúde afirmar não ter encontrado evidências de que os cadáveres podem transmitir o vírus, os familiares também não podem ter nenhum contato com as vítimas da Covid-19 após a morte.

Continua após a publicidade

O mesmo tem acontecido na Itália e em outros países da Europa, assim como nos Estados Unidos. No Brasil, a maior parte dos velórios das vítimas do coronavírus é realizado de forma rápida, com no máximo 10 pessoas e com o caixão fechado. Porém, muitos cemitérios já estão proibindo qualquer tipo de cerimônia.

ASSINE VEJA

Até quando? As previsões dos cientistas para o fim do isolamento
Até quando? As previsões dos cientistas para o fim do isolamento A imensa ansiedade para a volta à normalidade possível, os dramas das vítimas brasileiras e a postura equivocada de Bolsonaro diante da crise do coronavírus ()
Clique e Assine

Madri concentra a maior parte dos casos de coronavírus na Espanha. Em todo o país, há 135.032 infectados e 13.055 mortos.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.