Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Coronavírus: Crime de ódio contra asiáticos aumenta 21% no Reino Unido

Teorias conspiratórias disseminadas nas redes sociais e falha na informação da população alimentam agressões físicas e hostilizações

Por Da Redação
Atualizado em 13 Maio 2020, 18h01 - Publicado em 13 Maio 2020, 17h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As denúncias de crime de ódio contra asiáticos aumentaram 21% no Reino Unido durante a pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, segundo o governo britânico.

    Susan Willians, a responsável do Ministério do Interior por ações de contraterrorismo, disse  o extremismo em si não cresceu, mas houve um aumento em determinados tipos de crimes de ódio.  “Eu tenho falado com a nossa liderança da área de crimes de ódio e houve um aumento de 21% nos incidentes de ódio contra a comunidade IC4 e IC5″, disse ela ao comitê de Assuntos Internos do Parlamento britânico.

    Segundo o jornal The Guardian, IC4 e IC5 são siglas usada pela polícia na comunicação por rádio e nos boletins de ocorrência para denominar pessoas asiáticas. Durante toda a pandemia, a disseminação de teorias conspiratórias sobre a origem do coronavírus e a falha na comunicação com a população levaram a agressões físicas e hostilizações a asiáticos e a profissionais de saúde.

    A Associação Chinesa de Southampton divulgou um relatório no qual relata três incidentes na cidade, sendo um de agressão física e outros dois de assédio verbal. Teorias conspiratórias também levaram britânicos a crerem que as torres de sinal de internet 5G – construídas com tecnologia chinesa – transmitiam a Covid-19. Não demorou para surgir nas redes sociais imagens dessas torres total ou parcialmente destruídas.

    Atualmente, com mais de 230.000 casos e 33.263 mortes, o Reino Unido é o país mais impactado pela Covid-19 na Europa, segundo levantamento em tempo real da Johns Hopkins University, de Washington. No mundo, o total de infectados passa de quatro milhões, enquanto os óbitos já margeiam os 300.000.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.