Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Coronavírus: Fronteira dos EUA com México será fechada à meia-noite

Presidente americano acusa imigrantes ilegais que tentam ingressar em seu país de serem vetores da epidemia

Por Da Redação
Atualizado em 20 mar 2020, 16h09 - Publicado em 20 mar 2020, 14h12

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 20, que a fronteira do país com o México será fechada a partir da meia noite desta sexta-feira, 20, para todo tráfego não essencial. As medidas tomadas como meio de conter a difusão da epidemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, se somam às já adotadas na divisa com o Canadá.

Durante anúncio para a imprensa, na Casa Branca, Trump acusou imigrantes que cruzam irregularmente a fronteira México-Estados Unidos de serem vetores de transmissão da doença. “Durante uma pandemia, eles (os imigrantes indocumentados) ameaçam criar uma tempestade que pode transmitir a infecção para nossos agentes de fronteira, outros imigrantes e os cidadãos americanos”, disse o presidente.

O governo do México havia pedido nesta semana aos Estados Unidos que não fechasse totalmente a fronteira e que, pelo menos, mantivesse aberto o trânsito de trabalhadores e de comércio.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, reiterou que seu departamento está alertando aos americanos que estejam fora do país a providenciarem “o retorno imediato”, a menos que pretendam permanecer no exterior por um longo período. Mas o governo americano não se propôs, até o momento, a buscá-los, apesar de vários países já terem fechado suas fronteiras e suspendido os voos. “Pode ser bastante perturbador, se você optar por viajar”, disse Pompeo.

Continua após a publicidade

Trump elogiou os governadores democratas dos estados da Califórnia, Gavin Newsom, e de Nova York, Andrew Cuomo, por suas atuações no combate ao coronavírus. “Eu os aplaudo”, disse. Newsom decretou a quarentena total no estado, assim como Cuomo. O presidente, porém, alertou que os trabalhadores essenciais deveriam continuar indo ao trabalho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.