Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Coronavírus: Líbano decreta confinamento total no país

País havia achatado a curva de contágio e registrava menos de 10 casos por dia, mas pico de novas infecções em quatro dias colocou as autoridades em alerta

Por Da Redação
Atualizado em 12 Maio 2020, 16h03 - Publicado em 12 Maio 2020, 15h41

O governo do Líbano decretou nesta terça-feira, 12, o confinamento total no país, o chamado lockdown. A decisão foi tomada após as autoridades terem registrado um pico de 100 casos de contaminações por Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, nos últimos quatro dias, elevando a 870 o total de infectados.

“Este governo conquistou uma importante conquista na luta contra a epidemia de coronavírus”, disse o primeiro-ministro, Hassan Diab, durante uma reunião de gabinete nesta terça. “Infelizmente, diante da complacência em alguma áreas, e a irresponsabilidade negligente de alguns cidadãos, essa conquista está sob ameaça de colapso”, afirmou.

ASSINE VEJA

Quarentena em descompasso
Quarentena em descompasso Falta de consenso entre as autoridades e comportamento de risco da população transforma o isolamento numa bagunça. Leia nesta edição ()
Clique e Assine

O país diagnosticou o primeiro caso de Covid-19 no dia 21 de fevereiro e desde então o crescimento da doença vinha caindo progressivamente até a casa de um dígito por dia. Na prática, o Líbano havia achatado a curva de contágio. Até o dia 6 de maio, o país registrava 750 casos e 25 mortos.

Continua após a publicidade

Porém, os casos voltaram a crescer. A maior parte dos novos casos estão entre os libaneses que estavam viajando fora do país e contaminaram outras pessoas localmente.

Antes do novo pico, o país estava na terceira fase do plano de reabertura da economia e do relaxamento das restrições impostas para achatar a curva de contágio.

O ministro da Saúde, Hamad Hasan, disse à emissora LBCI que o confinamento possibilitará exames em áreas em que se concentram esses casos, assim prevenindo a entrada do país em “uma fase de transmissão comunitária” da doença.

O confinamento irá durar por mais quatro dias. Supermercados, indústria e agropecuária estão autorizadas a continuar operando. Já os cidadão que forem ficar em casa só poderão ir à rua de em caso de urgência, disse o ministro da Informação, Manal Abdel Samad.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.