Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coronavírus: Total de desempregados nos EUA chega a 26,4 milhões

Mais 4,4 milhões de pessoas entraram na lista de desocupação na última semana; ajuda financeira do governo deve alcançar 3 trilhões nesta quinta-feira, 23

Por Da Redação
Atualizado em 23 abr 2020, 13h45 - Publicado em 23 abr 2020, 13h33

Dados divulgados pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos nesta quinta-feira, 23, mostram que na última semana, 4,42 milhões de americanos solicitaram o seguro-desemprego no país. As novas solicitações mostram uma queda em relação aos números divulgados na semanas anteriores. Mas revelam que, ao todo, a pandemia de coronavírus já ceifou 26,4 milhões de postos de trabalho no país.

Antes da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, os Estados Unidos mantinham uma invejável taxa de desemprego de 3,6% – a menor em 51 anos. O porcentual é considerado entre economistas como “pleno emprego”. Com as políticas de distanciamento social e confinamento adotadas pelos governos, diante da disseminação da epidemia pelo país, a economia americana afundou. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê recuo de 5,9% da atividade econômica dos Estados Unidos em 2020. O mundo, alerta o FMI, enfrentará uma situação pior do que a vivenciada na Grande Depressão, na década de 1930.

ASSINE VEJA

Covid-19: Sem Mandetta, Bolsonaro faz mudança de risco nos planos
Covid-19: Sem Mandetta, Bolsonaro faz mudança de risco nos planos A perigosa nova direção do governo no combate ao coronavírus, as lições dos recuperados e o corrida por testes. Leia na edição desta semana. ()
Clique e Assine

Os Estados Unidos são atualmente a nação mais atingida pela pandemia. Segundo a Johns Hopkins University, que faz o levantamento do número de casos em tempo real, o país registra 843.937 casos da doença e 46.851 mortes em decorrência dela.

Para responder à crise, o governo americano aprovou no Congresso um colossal pacote no valor de 2 trilhões de dólares em estímulos para a economia, que deverá nesta quinta-feira, 23, elevar-se a quase 3 trilhões de dólares com a esperada aprovação de mais medidas de ajuda financeira a pequenas empresas e hospitais.  O fundo criado para empréstimos para esses segmentos esvaziou-se por completo na última semana.

Continua após a publicidade

Para repor o fundo, o Senado americano aprovou na terça-feira 21, por unanimidade, um acréscimo de 481 bilhões de dólares ao pacote, nesta quinta-feira, a Câmara de Deputados deverá aprovar o novo montante, e caberá ao presidente, Donald Trump, sancionar o acréscimo.

Trump deseja ver a economia reaberta o mais rápido possível no país, apesar de especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças terem avisado sobre uma nova onda de Covid-19 ainda pior que a atual. “Tem de haver um equilíbrio. Temos de voltar ao trabalho”, afirmou na quarta-feira 15.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.