Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Covid-19: Dez países que relaxaram o isolamento têm aumento de casos

Pesquisa do jornal The Guardian, em parceria com a Universidade de Oxford, avaliou os 45 países que reportaram mais de 25.000 infectados

Por Da Redação
Atualizado em 25 jun 2020, 18h41 - Publicado em 25 jun 2020, 18h29

Uma estudo publicado nesta quinta-feira, 25, pelo jornal britânico The Guardian, em parceria com a Universidade de Oxford, aponta que dez países que amenizaram as medidas de isolamento social, voltaram a registrar aumento no número de casos, na comparação entre a presente semana e a anterior. No total, foram analisados 45 países que tiveram mais de 25.000 pessoas infectadas pela Covid-19.

Os países apontados pela pesquisa são Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, Suíça, Bangladesh, França, Suécia, Irã, Indonésia e Arábia Saudita. Na Alemanha, onde o isolamento é regulado pelos estados, o crescimento foi de 36,7%. O estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália  voltou a determinar quarentena em dois distritos , Gütersloh e Warendorf, após a eclosão de um surto de 1.500 casos em um matadouro de animais.

Em seguida vem a Ucrânia, com 30%.

O número de casos semanais cresceu em cerca de 25% nos Estados Unidos. Os três estados mais populosos do país Califórnia, com 40 milhões de habitantes, Texas, 30 milhões, e Flórida, 20 milhões — quebraram simultaneamente seus respectivos recordes de casos diários, na terça-feira 23.

Continua após a publicidade

A Califórnia reportou mais de 7.000 casos na terça-feira, enquanto que o Texas e a Flórida contabilizaram mais de 5.000 cada.

A cidade texana de Houston, que é a mais populosa do estado, com apenas 2 milhões de habitantes, deve observar o número de casos diários quadruplicar até 4 de julho, estima o Dr. Peter Hotez, da Universidade de Houston.

Abaixo dos Estados Unidos, Suíça, Bangladesh, França e Suécia tiveram crescimento no número de casos semanais entre 15% e 10%. Irã, Indonésia e Arábia Saudita não chegaram nem a um aumento superior a 7%.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, o estudo do Guardian e da Universidade de Oxford aponta que outros 11 países amenizaram suas regras de isolamento social e permaneceram em queda no número de casos semanais: Turquia, Bélgica, Canadá, Polônia, Paquistão, Emirados Árabes Unidos, Bielorrússia, Itália e Espanha, Singapura e Países Baixos.

Os Países Baixos reportaram 86% menos casos da Covid-19 nesta semana que na anterior. Os índices de queda na Espanha e em Singapura superaram os 60%

Já o Brasil figura no estudo entre os sete países que não promoveram mudanças no isolamento social, mas, mesmo assim, viram o número de casos crescer. Os registros de Covid-19 subiram 17,5% no período observado. No mesmo grupo estão Portugal, República Dominicana, Chile, Índia, África do Sul e Egito.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.