Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Covid-19: Quatro países da América do Sul suspendem voos do Reino Unido

Argentina, Colômbia, Chile e Peru decidiram fechar fronteiras aéreas com o país depois do surgimento de uma nova variante mais transmissível do coronavírus

Por Da Redação Atualizado em 18 mar 2021, 20h24 - Publicado em 21 dez 2020, 09h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Argentina, Colômbia, Chile e Peru decidiram suspender voos com destino ou provenientes do Reino Unido devido ao avanço de uma nova variante do coronavírus no país. A mutação, que segundo o primeiro-ministro Boris Johnson pode ser até 70% mais transmissível, colocou a Europa em alerta.

    Países como Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Portugal, Áustria, França e Canadá já adotaram medidas restritivas semelhantes para evitar a disseminação da variante em seus territórios. A Organização Mundial da Saúde informou que a mutação também está presente em Islândia, Holanda, Austrália e Dinamarca, embora em número de casos pequeno. Na Dinamarca, que teve o maior número de registros, foram apenas 10. Nos outros, apenas um caso detectado.

    Os 27 países-membros da União Europeia realizarão uma reunião de emergências nesta segunda-feira, 21, para organizar uma resposta coordenada ao surgimento da nova variante.

    Na América do Sul, as suspensões de voos entram em vigor já nesta segunda na Argentina, Colômbia e Peru, e, na terça-feira, no Chile.

    “O Governo Nacional decidiu a suspensão preventiva das entradas e das saídas dos voos com a Grã-Bretanha, à raiz da situação epidemiológica que esse país registra, após declarar a aparição de uma nova estirpe de covid-19”, anunciou a presidência da Argentina em nota. Um voo com previsão de chegada para esta manhã em Buenos Aires foi autorizado excepcionalmente, mas todos a bordo deverão cumprir quarentena de sete dias.

    Continua após a publicidade

    Na Colômbia, o próprio presidente Iván Duque informou a população sobre as medidas. Além da suspensão de voos, qualquer passageiro que tenha estado no Reino Unido e que tenha entrado na Colômbia nos últimos oito dias deverá ficar em isolamento por duas semanas.

    “Essas pessoas serão notificadas, a partir da informação migratória que possuímos. Peço-lhes que, ao receberem esta informação, entendam a importância de ficar em isolamento por catorze dias”, frisou o presidente. “Essas medidas são uma prevenção. Não são para gerar nem pânico nem uma preocupação.”

    O Chile também anunciou a suspensão dos voos diretos, mas a partir de terça-feira. Além disso, qualquer estrangeiro não residente que tenha estado no Reino Unido nas últimas duas semanas será proibido de entrar no país. Aqueles que já entraram no Chile, mas que estiveram no Reino Unido nas últimas duas semanas, serão obrigados a cumprir uma quarentena de catorze dias.

    Continua após a publicidade

    O Peru também fechou a fronteira aérea com o Reino Unido. “Como medida preventiva, não autorizaremos voos diretos ou com escala no Reino Unido até novo aviso”, informou o Ministério dos Transportes e Comunicações. O Peru tinha restabelecido a chegada de voos originários da Europa em 15 de dezembro, mas nenhum procedente do Reino Unido, sublinhou o governo peruano.

    (Com Agência Brasil)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.