Cristina Kirchner afirma que Lula vai ganhar as próximas eleições
A ex-presidente argentina denunciou uma tentativa da elite brasileira de utilizar a Justiça para “exilar” Lula
A senadora e ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, se manifestou nesta sexta-feira sobre a decisão da Supremo Tribunal Federal brasileiro em negar o habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ela, que durante seu mandato foi muito próxima de Lula e da ex-presidente Dilma, a prisão é uma tentativa de “exilar” o líder sindical.
“Hoje no Brasil algo se tornou definitivamente claro. Lula vai ganhar as próximas eleições presidenciais e as elites do poder, a quem nunca interessou nem a Justiça nem a democracia, utilizam o sistema judicial para o seu exílio. Todo nosso afeto a ele”, ela postou em seu Twitter.
As reações à publicação, no entanto, foram negativas. Tanto brasileiros quanto argentinos responderam ao tuíte da ex-presidente defendendo a condenação de Lula e condenando o populismo na região.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro também tem demonstrado amplo apoio à Lula pelo Twitter, compartilhando diversas postagens e fotos de militantes que condenam a prisão do ex-metalúrgico.
“Somos todos Lula. Eles não serão capazes com as esperanças e convicções dos rebeldes. Nada vai parar a marcha pela justiça e dignidade do Brasil. Falando com a verdade e o coração, somos invencíveis. Estamos contigo. #LulaValeALuta”, postou.
Na quinta-feira, o juiz Sergio Moro determinou a prisão de Lula, que tem até às 17h desta sexta para se entregar. Ainda é incerto se o petista vai se entregar. Diversos manifestantes se reúnem em São Bernardo para apoiar o ex-presidente.