Custo de incêndios na Califórnia pode ultrapassar US$ 50 bi e ser maior da história dos EUA
Chamas se alastraram por regiões com alguns dos imóveis mais caros do país

A Califórnia enfrentará uma crise econômica sem precedentes com os incêndios florestais que atingem Los Angeles desde a noite da última terça-feira, 7, e ainda seguem incessantes. Segundo uma estimativa preliminar da AccuWeather Inc., os danos totais podem variar entre 52 bilhões e 57 bilhões de dólares, o que representaria o pior desastre do tipo na história dos Estados Unidos.
Até o momento, os incêndios já causaram a morte de pelo menos cinco pessoas e autoridades temem que o número de vítimas aumente à medida que as chamas continuam a se espalhar. Mais de 1.000 estruturas foram consumidas pelo fogo, sendo a maioria residências.
A AccuWeather destacou que os danos mais severos ocorreram em áreas como Santa Monica e Malibu, que abrigam alguns dos imóveis mais caros do país, com valores médios superiores a 2 milhões de dólares. As evacuações já afetam cerca de 130.000 pessoas e a cada dia novos focos de incêndio surgem.
A situação é ainda mais crítica em bairros como Pacific Palisades, um subúrbio de Los Angeles cobiçado por celebridades e uma das regiões mais afetadas pelos incêndios desta semana. Em algumas áreas de alto risco e alto valor, como essa, muitos moradores enfrentam a falta de cobertura de seguro, já que as seguradoras têm se recusado a oferecer apólices para propriedades nessas zonas.
Se os incêndios continuarem a se espalhar, milhares de outras estruturas muito caras correrão o risco de serem queimadas, o que pode resultar na revisão substancial para cima da estimativa do AccuWeather de danos totais.
Também há impactos negativos no turismo e na saúde, com turistas deixando a área devido à inalação de fumaça e ao risco de novos incêndios.