Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Delegação da Coreia do Norte viaja a Cuba para estreitar relações

Entre os últimos comunistas, Pyongyang e Havana sofrem pressões para abrandar seus regimes econômicos e abrirem-se ao capitalismo

Por Da redação
Atualizado em 3 jul 2018, 18h19 - Publicado em 3 jul 2018, 12h56

Uma delegação da Coreia do Norte liderada pelo vice-presidente do Partido dos Trabalhadores e ex-chanceler do regime, Ri Su-Yong, viajou hoje a Cuba, segundo anunciaram os veículos de imprensa oficiais de Pyongyang. A viagem teria o objetivo de estreitar laços entre o regime de Kim Jong-un e o governo do novo presidente cubano, Miguel Díaz-Canel

A agência estatal norte-coreana KCNA informou sobre a viagem da comitiva em uma breve nota, mas não deu mais detalhes. Considerados, a rigor, como raros países ainda comprometidos com o regime comunista, assim como a China, Coreia do Norte e Cuba se vêem pressionados a absorver elementos do capitalismo para assegurar sua sobrevivência política.

Pouco depois da posse de Díaz-Canel como presidente de Cuba, em abril, Kim enviou-lhe uma  mensagem de felicitação. Sua designação pela Assembleia Nacional do Poder Popular o transformou no primeiro líder cubano pós-era Castro. Díaz-Canel respondeu expressando seu desejo de aprofundar as relações bilaterais entre as duas nações, segundo informaram os veículos de imprensa de Pyongyang.

Ri Su-yong, líder da delegação norte-coreana, é considerado muito próximo a Kim Jong-un. Foi embaixador na Suíça quando o líder norte-coreano estudou naquele país.

Continua após a publicidade

A última visita oficial a Cuba de uma delegação norte-coreana aconteceu em novembro, quando o ministro das Relações Exteriores, Ri Yong-ho, esteve em Havana. Naquela ocasião, Pyongyang se mantinha isolada e vulnerável à pressão internacional, por causa dos seus insistentes testes de mísseis e armas nucleares.

A Coreia do Norte e Cuba mantiveram boas e próximas relações desde que estabeleceram laços diplomáticos pela primeira vez, em 1960.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.