Deputados democratas fogem do Texas para barrar votação de polêmica proposta de Trump
Grupo ficará em Illinois por uma semana para barrar votação sobre redistritamento
Deputados democratas do Texas fugiram do estado para boicotar uma votação nesta segunda-feira, 4, que pode resultar na criação de cinco novas cadeiras republicanas na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Cerca de 30 democratas disseram que planejam se mudar para Illinois, onde passarão uma semana, para que Câmara estadual não tenha quórum.
A transformação do mapa do Congresso, segundo o grupo, é uma rendição “covarde” às vontades do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em comunicado, eles alertaram que a mudança possibilitará ao governo Trump “continuar a impulsionar suas políticas desastrosas”, acrescentando: “Os legisladores democratas do Texas estão interrompendo o plano de Trump ao negar quórum aos seus bajuladores”.
Embora o redistritamento seja estadual, afeta a composição da Câmara dos Representantes dos EUA. As tensões aumentaram no sábado, 2, depois de um comitê da Câmara aprovar novos mapas do Congresso. Mas a ideia de deixar o Texas foi sugerida pelo governador de Illinois , JB Pritzker, que se reuniu com a bancada democrata texana no final de julho, oferecendo apoio logístico.
Com a ausência deliberada, o grupo está sujeito a multa de US$ 500 por dia e possível prisão, com base em uma medida de 2023, dois anos após democratas deixaram o estado por três semanas para sabotar proposta de legislação eleitoral que abrangia restrições ao acesso ao voto.
“Estamos deixando o Texas para lutar pelos texanos”, disse Gene Wu, presidente da bancada democrata na Câmara do Texas, em comunicado. “Não permitiremos que a assistência em caso de desastre fique refém de uma manipulação eleitoral de Trump.”
“Não estamos fugindo de nossas responsabilidades; estamos fugindo de um sistema manipulado que se recusa a ouvir as pessoas que representamos. A partir de hoje, esta sessão especial corrupta acabou”, acrescentou ele.
+ Expectativa de conversa entre Lula e Trump marca semana do tarifaço
Plano de redistritamento
No momento, os republicanos já detêm 25 das 38 cadeiras do Congresso do Texas. O redistritamento na Câmara dos Representantes americana ocorre a cada dez anos com base no censo. O partido que tiver maioria nos legislativos estaduais redesenha os distritos eleitorais e, com isso, aumenta as chances de reeleição do presidente no poder.
Os legisladores republicanos realizaram três audiências para ouvir os eleitores sobre o assunto. As sugestões de mapas, no entanto, não foram apresentadas nos encontros. Ou seja, na prática, os eleitores não sabiam exatamente sobre o que estavam opinando.
Na semana passada, os republicanos do Texas divulgaram uma proposta de novo mapa do Congresso que pode abrir espaço para a conquista de mais cinco assentos nas eleições de meio de mandato do próximo ano, quando normalmente o partido governista perde representação no Congresso. Com as mudanças, os democratas perderiam Austin, Dallas e Houston e arredores, bem como de dois distritos no sul do Texas que são republicanos, mas estão perto da tomada de controle democrata.
‘Lula foi surpreendido e, com o caos já instalado, deu um presente para a direita’







