Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Deputados Iranianos queimam bandeira dos Estados Unidos no Parlamento

Em rechaço a decisão de Trump, parlamentares atearam fogo em uma bandeira de papel semelhante à americana e gritaram “morte aos Estados Unidos”

Por EFE
9 Maio 2018, 09h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de deputados ateou fogo na bandeira dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, na sede do Parlamento do Irã, assim como em um documento que representava o acordo nuclear, em protesto pela decisão do presidente americano, Donald Trump, de se retirar do pacto.

    O parlamentar conservador e chefe do comitê nuclear, Moytaba Zolnuri, subiu na tribuna do plenário e, antes de queimar a bandeira americana, gritou o lema revolucionário: “morte aos Estados Unidos”.

    Outros deputados saudaram com entusiasmo a queima da bandeira e gritaram: “Vocês incendiaram o JCPOA (sigla em inglês do pacto) e nós queimamos a bandeira de vocês”.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=ponKbQsGYfU%5D

    Este gesto simbólico acontece no dia seguinte ao anúncio de Trump de que os Estados Unidos deixam o acordo assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências e que voltará a impor sanções econômicas contra Teerã.

    Continua após a publicidade

    O presidente iraniano, Hassan Rohani, anunciou ontem à noite que o Irã “continuará” no acordo nuclear se seus interesses estiverem garantidos, e tomará “decisões” mais adiante em caso contrário. Entre essas medidas, Rohani advertiu que o Irã pode voltar a enriquecer urânio a “nível industrial”.

    O objetivo agora é conversar com os demais signatários do pacto – Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha – para comprovar se preservarão o acordo.

    O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, informou que “em resposta às persistentes violações dos Estados Unidos e a retirada ilegal do acordo nuclear “vai realizar” um esforço diplomático para descobrir se os outros signatários do JCPOA podem garantir seus benefícios completos para o Irã”.

    Continua após a publicidade

    “O resultado (dessas consultas) determinará a nossa resposta”, disse Zarif, em sua conta do Twitter, alinhado com o anúncio feito pelo presidente.

    O JCPOA limita o programa nuclear de Teerã em troca do da redução das sanções, mas, segundo Trump, é “desastroso” e não cumpre seu objetivo de não permitir que o Irã desenvolva  a bomba atômica.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.