Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dinamarca para Trump: ‘Groenlândia não está à venda e conversa acaba aqui’

Presidente americano insiste na aquisição do território autônomo, ideia que começou como piada na Casa Branca

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h40 - Publicado em 19 ago 2019, 16h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, precisou ser clara em sua mensagem a Washington: Groenlândia “não está à venda”, disse ao jornal Sermitsiaq. O fim de um acerto que nem chegou a iniciar teve de ser explicitado devido à insistência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em manter o assunto na ordem do dia. Depois de confirmar o interesse de seu governo na compra da Groenlândia, o americano afirmou no domingo, 18, que seu projeto ainda está em curso. “Kim Kielsen (premiê da Groenlândia) deixou claro que a Groenlândia não está à venda. E é aqui que a conversa acaba”, afirmou Frederiksen.

    A história começou na quinta-feira, 15, quando o jornal americano The Wall Street Journal publicou que a ideia da compra do território no ártico surgiu como uma piada, no início de 2018, no Salão Oval da Casa Branca. Segundo a reportagem, Trump levou a sério, dados os recursos naturais e a localização da ilha, e insistiu para que seus assessores avaliassem a ideia.

    O bate cabeça entre os dois governos ocorre a duas semanas da visita oficial que o presidente americano fara à Dinamarca, onde se encontrará com Frederiksen, Kielsen, a rainha Margrethe II e os representantes das Ilhas Faroé. A expectativa é de, no mínimo, haver constrangimento no primeiro contato.

    A resposta da primeira-ministra veio após a entrevista que Trump deu também no domingo no estado de Nova Jersey, onde descansou por alguns dias. “Estrategicamente é interessante, e nós estaríamos interessados, mas vamos conversar com eles mais um pouquinho”, afirmou. “Somos ótimos aliados da Dinamarca. Protegemos a Dinamarca, assim como protegemos grande parte do mundo”, destacou.

    Horas antes da entrevista do presidente americano, o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, garantiu que Trump avalia a possível compra a Groenlândia. “Não quero prever um resultado. Só digo que o presidente, que sabe uma ou duas coisas sobre a compra de bens mobiliários, quer dar uma olhada”, disse Kudlow à emissora de televisão Fox News.

    Continua após a publicidade

    Kudlow afirmou que o assunto está em andamento e garantiu que o ex-presidente Harry Truman, que ficou no poder entre 1945 e 1953, tentou comprar a ilha. O jornal The Washington Post publicou que Truman ofereceu 100 milhões de dólares pela Groenlândia, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Em nenhum momento, no entanto, a imprensa americana apontou qual seria o motivo por trás do interesse pela Groenlândia, embora haja suspeita da busca por recursos naturais ou foco na importância geográfica.

    A Groenlândia é uma região autônoma da Dinamarca desde 2009 e abriga cerca de 57.000 pessoas. O país nórdico colonizou a ilha de 2 milhões de quilômetros quadrados no século XVIII. O gelo cobre 85% da superfície da ilha chegando a 3 quilômetros de espessura, o que torna a região a fonte de 10% das reservas de água doce do planeta.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.