Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Direita conquista mais votos em eleição legislativa colombiana

Candidatos à eleição presidencial também foram decididos em votação primária

Por Da redação
12 mar 2018, 09h33

Os partidos de direita conquistaram a maior parte dos votos nas eleições legislativas da Colômbia neste domingo. Com 98% dos votos para o Senado apurados, o partido Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, conquistou 16,56% da preferência do eleitorado e 19 assentos na casa. Somando-se ao aliado Partido Conservador, o grupo terá a maior bancada no Senado, com 34 membros.

Já na Câmara dos Representantes, a maior força ficou com a aliança entre o Partido Liberal, do ex-negociador-chefe do governo com as FARC, Humberto de la Calle, e pelo Partido da Unidade Nacional, do presidente Juan Manuel Santos, que juntos conquistaram 60 assentos.

A união Centro Democrático e Partido Conservador aparece em segundo lugar na Câmara baixa, com 53 membros. Nenhum dos dois grupos, contudo, conquistou a maioria no Congresso – o Senado tem 108 assentos, e a câmara baixa 172. Dessa forma, deverão fazer alianças com o partido liberalista Mudança Radical, sigla que conquistou 16 vagas no Senado e 30 na Câmara.

Essas eleições também marcam a estreia da ex-guerrilha das Farc como partido político. O grupo, que preservou sua sigla, mas mudou de nome para Força Alternativa Revolucionária do Comum, desmobilizou sua guerrilha sob um acordo de paz de 2016.

A Farc, contudo, registraram baixo apoio popular. O partido da ex-guerrilha recebeu apenas 0,22% dos votos na câmara baixa e 0,35 por cento no Senado.

Continua após a publicidade

Mas, como parte do acordo de paz com o governo, tem garantido cinco cadeiras em cada uma das Casas legislativas colombianas.

Primárias presidenciais

Também aconteceram neste domingo as eleições primárias que decidiram os candidatos às eleições presidenciais de maio. O candidato de direita Iván Duque e seu rival de esquerda Gustavo Petro representarão suas respectivas coalizões na votação.

Duque, protegido do ex-presidente Álvaro Uribe e porta-estandarte do partido Centro Democrático, derrotou os outros postulantes, Marta Lucia Ramírez e Alejandro Ordóñez, e ficou com a indicação de sua coalizão. Ele tinha mais de 3,9 milhões de votos com 96% do total das urnas apuradas.

Continua após a publicidade

Petro, de 57 anos e figura destacada da esquerda, é ex-membro do antigo grupo guerrilheiro M-19 e ex-prefeito de Bogotá. Derrotou Carlos Caicedo e foi nomeado por sua coalizão somando 2,7 milhões de votos.

Isso representou cerca de 30% a menos de votos do que Duque. Ainda assim, os dois têm aparecido próximos em pesquisas para a eleição presidencial.

(Com AFP e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.