Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Direita espanhola deve conquistar maioria na eleição, diz pesquisa

Informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 17, em uma das últimas pesquisas eleitorais realizadas antes da ida às urnas, prevista para 23 de julho

Por Da Redação
17 jul 2023, 15h42

O Partido Popular (PP), da direita, deve conquistar a maioria dos assentos nas eleições gerais espanholas deste ano, aumentando a distância em relação ao governista Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 17, em uma das últimas pesquisas eleitorais realizadas antes da ida às urnas, prevista para 23 de julho.

Os principais levantamentos da Espanha indicam que o PP conquistará entre 131 e 151 assentos na Câmara dos Deputados, que conta com 350 membros no total. O partido conservador conseguiria, dessa maneira, um número de parlamentares próximo à maioria absoluta da instituição, alcançada com 176 deputados.

Para que a meta seja atingida, o Partido Popular precisará unir forças com o ultradireitista Vox, conhecido por suas pautas anti-imigração, para formar uma maioria conjunta. Os institutos de pesquisa GAD3, 40db, IMOP, Sigma 2 e Simple Logica apontam que PP e Vox terão 140 e 36 assentos, respectivamente. Juntos, alcançariam a maioria absoluta do Parlamento espanhol.

+ Premiê espanhol dissolve Parlamento e convoca novas eleições

Continua após a publicidade

A liderança na Câmara seria capaz de garantir o cargo de primeiro-ministro espanhol a Alberto Núñez Feijóo, líder da oposição. A ação, no entanto, dependerá de quem ocupa o terceiro lugar nas províncias e quantos legisladores de partidos regionais, que tendem a apoiar Sánchez, serão eleitos. O terceiro colocado é crucial em alguns distritos eleitorais, já que o quarto tende a não eleger legisladores.

O pacto proporcionaria, inclusive, um papel central no Parlamento ao Vox. A proximidade com o grupo ultraconservador, no entanto, tem reduzido a popularidade do PP entre os eleitores. Como consequência, Feijóo não deixou claro se uma aliança pós-eleitoral seria firmada com o Vox, apesar da recente união nas eleições locais em 28 de maio.

A derrota levou o premiê espanhol Pedro Sánchez a convocar a eleição parlamentar antecipada em 29 de maio. Acredita-se que o movimento teria como objetivo forçar o Partido Popular a negociar com o controverso partido de extrema-direita, como tem sido observado nas últimas semanas, ao passo que é obrigado a fazer campanha pelo país.

Continua após a publicidade

+ ‘Tempestade de calor’ na Europa provoca alertas de temperatura

Projeções mostram que, em média, o partido do primeiro-ministro Pedro Sánchez obterá 108 lugares na Câmara. Ligando-se ao Sumar, aliança de grupos de extrema-esquerda, o governo conseguiria mais 25 a 39 assentos, ainda longe de formar a maioria absoluta, conforme indicam as pesquisas.

Cerca de 37,4 milhões de espanhóis estão registrados para votar nas urnas presenciais, enquanto ao menos 2,5 milhões estão previstos para votar pelo correio. Ao todo, serão escolhidos 350 deputados e 208 senadores. Um resultado deve ser divulgado até a meia noite do dia 23, após a apuração nas Ilhas Canárias, que terminam a votação com uma hora de atraso quando comparadas ao resto do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.