Dois pandas gigantes serão devolvidos pelos EUA para a China
Bai Yun, de 27 anos, e seu filhote de 6 anos, Xiao Liwu, embarcam ao final de programa bilateral de conservação
Os últimos dois pandas gigantes que viviam no Zoológico de San Diego, na Califórnia, serão enviados dos Estados Unidos para a China nos próximos dias. O regresso marca o fim do programa de conservação da espécie que durou mais de duas décadas e ajudou a afastar a ameaça de extinção desses ursos branco e preto.
As despedidas dos californianos a Bai Yun, de 27 anos, e seu filhote de 6 anos, Xiao Liwu, se encerraram no fim de semana passado. “Nós sabíamos, quando começamos o programa, que eles não eram nossos ursos e que não iriam ficar. Então, isso sempre esteve em nossas mentes”, disse a cuidadora Dallas Dumont.
“Mas estamos muito orgulhosos do que eles conquistaram. Nós nos propusemos a ajudar a espécie e impedir que fosse extinta e, com nossos colegas chineses, nós conseguimos isso”, completou.
Os pandas gigantes estavam ameaçados de extinção quando foram levados ao Zoológico de San Diego pelo governo chinês, em 1996. O programa de preservação da espécie teria, inicialmente, dez anos de duração. Mas se prolongou por um total de 23 anos.
Em seu portal na internet, o Zoológico de San Diego afirmou estar trabalhando com os colegas chineses sobre a redefinição do programa de conservação e de pesquisa sobre os pandas.