Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Donald Trump chega a Helsinque para cúpula com Vladimir Putin

Espera-se uma discussão sobre conflitos na Síria e na Ucrânia, controle de armas e suposta ingerência russa nas eleições americanas de 2016

Por agência EFE
Atualizado em 15 jul 2018, 17h45 - Publicado em 15 jul 2018, 17h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou neste domingo em Helsinque, na Finlândia, para a sua primeira cúpula formal com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira O avião que levou Trump pousou no aeroporto da capital finlandesa às 21h (horário local; 15h de Brasília) procedente do Reino Unido, onde ele se reuniu com a rainha Elizabeth II e fez uma rápida viagem particular à Escócia, onde possui um resort com campo de golfe.

    Na cúpula de segunda-feira, espera-se que Trump e Putin debatam os conflitos na Síria e na Ucrânia, o controle de armas e a suposta ingerência russa nas eleições americanas de 2016, um tema sobre o qual o presidente americano mostrou-se cético.

    Trump não quis definir objetivos claros para a cúpula, e a apresentou mais como uma oportunidade para conhecer melhor Putin e determinar se é possível um avanço nas deterioradas relações bilaterais. “Vou com poucas expectativas. Não vou com expectativas altas”, frisou Trump em entrevista à rede de televisão americana CBS News.

    Em uma série de tuítes antes de chegar em Helsinque, Trump se queixou do que percebe como uma falta de apoio em seu país à cúpula, e disse que mesmo se Putin lhe entregasse a cidade de Moscou, ele seria criticado por não “ter conseguido também São Petersburgo”.

    Trump e Putin se reunirão a sós no começo da cúpula, com a única companhia de seus intérpretes, e o encontro será concluído com uma declaração conjunta e uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial de Helsinque.

    Continua após a publicidade

     

    ‘América num lugar melhor’

    O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, comemorou neste sábado a disposição de Trump e de Putin de realizar uma reunião bilateral. “É muito, muito importante. Estou confiante que o encontro vai colocar a América em um lugar muito melhor”, afirmou Pompeo, em conversa com jornalistas. O secretário deve participar da cúpula.

    O encontro na Finlândia marca a última parada de Trump no périplo pela Europa, onde o presidente dos Estados Unidos participou da cúpula de líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), jantou com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e se encontrou com a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II.

    Neste sábado, na Escócia, país de origem da mãe dele, Trump não cumpriu agenda formal. Ele apenas jogou golfe e tuitou — contra o multiculturalismo europeu, a CNN e aqueles que sugerem que ele fez parte do conluio da Rússia para interferir nas eleições de 2016.

    Continua após a publicidade

    A passagem de Trump pelo Velho Continente também tem sido marcada por polêmicas. Ele foi recebido com protestos em Londres e na Escócia e deu declarações embaraçosas sobre o desempenho da premiê britânica nas negociações do Brexit.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.