Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Donald Trump e Rússia se unem em ataques à Otan

O presidente eleito dos Estados Unidos chamou organização de "obsoleta". Já o Kremlin classificou a aliança militar ocidental como "um anacronismo"

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h42 - Publicado em 16 jan 2017, 11h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Grafite mostra Trump e Putin se cumprimentando com beijo na boca
    Grafite mostra Trump e Putin se cumprimentando com beijo na boca (Petras Malukas/AFP)

    Às vésperas de assumir a Casa Branca, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é “obsoleta” e arrancou a concordância do governo da Rússia, que critica a expansão da aliança no leste europeu. A declaração foi dada ao jornal dominical britânico The Sunday Times e voltou a levantar temores sobre um possível desmonte na Otan. Segundo o magnata republicano, a organização não está preparada para combater o “terrorismo islâmico”.

    “A Otan é obsoleta, e seus membros se apoiam na América, não pagam aquilo que deveriam pagar”, disse Trump. Durante a campanha eleitoral nos EUA, o presidente eleito prometeu exigir mais investimentos dos outros países da aliança e afirmou que “não se sentiria obrigado a defender seus parceiros”, contrariando os tratados da entidade.

    A perspectiva de uma mudança de postura de Washington em relação à Otan preocupa sobretudo às nações bálticas, especialmente após a anexação da Crimeia por Moscou e da guerra civil com separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia. Recentemente, a organização reforçou suas tropas na Letônia, ex-república soviética que, segundo um estudo do think tank americano Rand Corporation, poderia ser conquistada em menos de 60 horas.

    Especial – Entre festejos e protocolos, saiba como será a posse de Trump

    O Kremlin não esconde a irritação pelo avanço da aliança na Europa Oriental, chegando cada vez mais perto de suas fronteiras. Além de já estar nos países bálticos, que fazem divisa com a Rússia, a organização corteja há anos a Ucrânia, em uma aproximação que está no centro da crise que levou à anexação da Crimeia.

    A ex-península ucraniana fica na costa norte do Mar Negro, onde está instalada uma das mais importantes unidades militares da Marinha russa, a Frota do Mar Negro. “A Otan é verdadeiramente um anacronismo, estamos de acordo sobre isso. Há tempos exprimimos nossa visão sobre essa organização, que tem o confronto como objetivo”, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

    “Inquietação” — Já o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que as declarações de Trump causam “inquietação”. Ainda assim, o futuro presidente – ele assumirá o cargo em fevereiro – lembrou que a postura do magnata vai de encontro ao que pensa o próximo secretário de Defesa dos EUA, James Mattis.

    Em sabatina no Senado na semana passada, Mattis garantiu que considera a Otan como “central” para a segurança norte-americana e destacou que a meta do mandatário da Rússia, Vladimir Putin, é “dividir” a aliança militar. “A Otan não é obsoleta, mas sim de grande importância para a Europa e para todos”, completou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

    (Com ANSA)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.