Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dorian ganha força e atingirá Bahamas como furacão categoria 5

Considerado um “verdadeiro monstro” pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Dorian é o mais poderoso furacão desta temporada

Por EFE Atualizado em 1 set 2019, 10h17 - Publicado em 1 set 2019, 09h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Dorian se fortaleceu nas últimas horas desde domingo e vai atingir o nordeste das Bahamas com categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, trazendo ventos de até 260 km/h.

    Segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH), o Dorian também provocará chuvas “muito intensas” e uma elevação do nível do mar que pode destruir boa parte do arquipélago.

    O NHC indicou que o furacão estava a 55 quilômetros a leste das ilhas Ábaco, nas Bahamas, a 360 quilômetros de West Palm Beach, nos estado americano da Flórida.

    Mas as previsões continuam indicando que o Dorian mudará de rota antes de chegar aos Estados Unidos, se desviando da Flórida para percorrer, enquanto perde força, por toda a costa sudeste do país. Desta forma, também estão no caminho do furacão os estados da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte.

    O maior risco está nas próximas 48 horas, período em que o furacão estará sobre as Bahamas. Um fator que complica mais a passagem do Dorian pela região é a velocidade de avanço do fenômeno pelo mar, de apenas 13 km/h.

    O NHC prevê “condições devastadoras” sobre as ilhas de Ábaco em “muito breve”. Os efeitos do furacão começarão a ser sentidos na tarde de hoje na Grande Bahama, que fica a 90 quilômetros a leste do litoral da Flórida.

    Continua após a publicidade

    O Dorian provocará uma ressaca “potencialmente mortal” na região, elevando o nível do mar em até seis metros nas Bahamas. Além disso, o furacão virá acompanhado de intensas chuvas, que podem atingir até 760 milímetros nas próximas horas no arquipélago.

    De acordo com o último boletim do NHC, o olho do furacão deve se aproximar da Flórida entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira.

    Considerado um “verdadeiro monstro” pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Dorian é o mais poderoso furacão desta temporada, iniciada em 1º de junho, no Atlântico norte.

    O médico clínico brasileiro Luis Fernando Corrêa tem larga experiência em furacões e deu algumas orientações para quem vive nas regiões afetadas pelo furacão. Uma dica para quem mora em casa: retirar todos os objetos do jardim, pois o vento pode arremessá-los, como cadeiras, mesas, latas de lixo. Correia se recorda que na passagem do Irma, um amigo se esqueceu de tirar o pula-pula das crianças que acabou sendo injetado para o segundo andar da moradia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.