Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Egito acusa Israel de barrar ajuda humanitária em Gaza

Cairo afirmou que a passagem de Rafah, parcialmente controlada por Tel-Aviv, está inoperante devido ao governo israelense

Por Da Redação
Atualizado em 16 out 2023, 12h46 - Publicado em 16 out 2023, 10h36

O Egito disse nesta segunda-feira, 16, que Israel se recusou a cooperar com a realização de entregas de ajuda humanitária a Gaza e com a retirada de estrangeiros no único trajeto para o território palestino, deixando centenas de toneladas de suprimentos retidos. A passagem de Rafah não está oficialmente fechada, mas ficou inoperante devido a constantes bombardeios israelenses.

A entrada é considerada vital para a passagem dos suprimentos necessários para o enclave palestino. Os mais de 2,3 milhões de habitantes de Gaza estão sob cerco desde que Israel lançou ataques intensos e implementou um bloqueio total a alimentos, combustível e eletricidade como retaliação a uma incursão do grupo terrorista palestino Hamas.

“Há uma necessidade urgente de aliviar o sofrimento dos civis palestinos em Gaza”, disse Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores do Egito. “Até agora, o governo israelense não tomou posição sobre a abertura da passagem de Rafah do lado de Gaza para permitir a entrada de assistência e saída de cidadãos de terceiros países”, acrescentou ele.

+ Israel eleva contagem de reféns do Hamas em Gaza para 199 pessoas

Na manhã desta segunda-feira, autoridades egípcias alegaram que chegaram a um acordo de cessar-fogo no sul de Gaza para facilitar a entrada de insumos e a retirada de civis por Rafah. Essa informação, contudo, foi negada por Tel-Aviv.

Em Rafah, não houve bombardeios nesta segunda-feira e o lado egípcio se diz pronto para fornecer ajuda para os migrantes. Shoukry afirmou que o país pretende permitir o fluxo normal pela fronteira, inclusive para os palestinos que procuram tratamento médico, mas culpou o governo de Tel-Aviv pelos entraves na passagem.

Continua após a publicidade

+ Tensão na fronteira: Israel vai esvaziar 28 comunidades próximas ao Líbano

“O Egito tem trabalhado desde o início desta crise e da escalada para abrir a passagem e permitir a entrada de ajuda humanitária. Um grande número dela foi reunido em El-Arish”, alegou Shoukry.

Atualmente, cinco caminhões de gasolina vazios das Nações Unidas estão à espera no lado de Gaza da passagem de Rafah, na esperança de atravessar a fronteira para reabastecer os estoques no Egito. Outros veículos com a bandeira das Nações Unidas parecem ter deixado a faixa pela passagem Kerem Shalom, controlada por Israel, e agora fechada.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.