Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

EI criou rede social para propaganda e financiamento, diz Europol

Polícia europeia investiga uso da ferramenta online por grupos terroristas para difundir sua ideologia e angariar patrocínio

Por Da redação
3 Maio 2017, 21h40

A Europol, a agência de polícia europeia, investiga a criação pelo grupo Estado Islâmico (EI) e outras organizações terroristas de uma rede social para difundir seu conteúdo de propaganda e obter financiamento evitando os controles de segurança.

“Investigamos atualmente a possibilidade de que o EI e outros grupos terroristas ponham em marcha uma rede social”, indicou nesta quarta-feira Jan Op Gen Oorth, encarregado de comunicação do escritório da polícia europeia.

“Continuamos tentando identificar informações importantes, como quem criou (essa rede) e com qual objetivo”, explicou Oorth à agência de notícias France Presse, destacando que os primeiros indícios apontam para vínculos com o EI e outros grupos terroristas.

Na semana passada, a agência europeia realizou uma operação de 48 horas contra a propaganda online de grupos terroristas e extremistas, com a ajuda das polícias da Bélgica, Grécia, Polônia, Portugal e Estados Unidos.

A partir desta investigação, a Europol considerou “nocivos e ilegais” cerca de 2.000 conteúdos publicados online em seis idiomas diferentes e pediu aos provedores de serviços da internet que os retirassem do ar.

Continua após a publicidade

“Este ataque coordenado contra a propaganda terrorista na internet se concentrou principalmente na produção online de material terrorista por órgãos midiáticos afiliados ao EI e à Al Qaeda” e nas contas utilizadas “para radicalizar, recrutar e dirigir atividades terroristas”, informou a Europol.

Segundo a polícia europeia, “os esforços realizados por numerosas plataformas online para retirar o conteúdo inapropriado levaram os partidários de grupos terroristas a usar de forma simultânea múltiplas redes para promover o terrorismo e incitar a violência”. “Também estão buscando novos provedores de serviços para garantir que suas mensagens alcancem seus possíveis seguidores”, acrescentou a Europol.

(Com AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.