Um homem armado com explosivos morreu nesta sexta-feira (24) quando a bomba que carregava detonou próximo ao aeroporto internacional de Daca, num ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).
O indivíduo se aproximou de um posto de controle da polícia na estrada do aeroporto de Hazrat Shahjahal quando a carga explodiu, sem fazer outras vítimas.
“O homem que transportava a bomba faleceu”, disse à AFP Yusuf Ali, porta-voz da polícia de Daca. Ainda não se sabe se ele mesmo acionou os explosivos nem se o posto de controle era seu alvo.
Em um comunicado em árabe publicado por sua agência de propaganda Amaq, o EI reivindicou um ataque “realizado por um mártir” contra “um controle policial perto do aeroporto internacional da cidade de Daca”.
Um incidente parecido ocorreu há uma semana. Duas pessoas ficaram feridas em um atentado suicida frustrado em um acampamento de uma unidade de elite das forças de Segurança, próximas ao aeroporto.
Bangladesh lançou uma ampla operação contra grupos extremistas, responsáveis por inúmeros ataques nos últimos meses contra ateus, minorias religiosas e estrangeiros.
Em julho, um atentado contra um restaurante frequentado por turistas em bairro residencial de Daca, que deixou 22 mortos, 18 deles, estrangeiros. O EI também reivindicou esse ataque.
(com AFP)