Elefante mata duas turistas durante safari na Zâmbia; animal estava com filhote
Visitantes do Reino Unido e da Nova Zelândia faziam passeio em parque nacional quando foram atacadas nesta quinta-feira, 3

Duas mulheres, de 68 e 67 anos, morreram na quinta-feira 3 após serem atacadas por uma elefanta durante um safári a pé no leste da Zâmbia. O incidente ocorreu no Parque Nacional de South Luangwa, uma das principais reservas de vida selvagem do país.
As vítimas foram identificadas como Janet Taylor Easton, do Reino Unido, e Alison Jean Taylor, da Nova Zelândia. Ambas faziam parte de um grupo guiado por profissionais locais quando o animal atacou repentinamente. Segundo a polícia, tratava-se de uma elefanta com filhote, o que torna o comportamento do animal mais imprevisível e defensivo.
Guias armados tentaram conter o ataque disparando contra o animal, que chegou a ser ferido, mas não foi possível impedir que ele atingisse as turistas. As duas morreram ainda no local, de acordo com autoridades locais.
O parque fica a cerca de 600 km da capital Lusaka e é conhecido por abrigar uma das maiores populações de elefantes do país. Fêmeas com filhotes são consideradas especialmente reativas a qualquer movimentação que interpretem como ameaça.
Este não é um caso isolado; episódios semelhantes foram registrados no passado. Em 2024, duas turistas americanas morreram em ataques em outras regiões da Zâmbia. Ambas também eram idosas e estavam em safáris quando foram mortas por elefantes.