Eleito em Nova York, Zohran Mamdani anuncia equipe de transição exclusivamente feminina
Grupo será responsável por preparar terreno para que gestão do democrata socialista coloque em prática as promessas de campanha
Eleito nesta semana o novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani anunciou nesta quinta-feira, 6, que sua equipe de transição será composta exclusivamente por mulheres. Aos 34 anos, o democrata será o primeiro muçulmano a ocupar o principal cargo do Executivo municipal, além de ser o prefeito mais jovem em mais de um século.
“Nos próximos meses, eu e minha equipe construiremos uma prefeitura capaz de cumprir as promessas desta campanha”, afirmou Mamdani a repórteres. “Formaremos uma administração que seja igualmente capaz e compassiva, impulsionada pela integridade, e disposta a trabalhar tão duro quanto os milhões de nova-iorquinos que chamam essa cidade de lar”.
A equipe selecionada por Mamdani é formada por mulheres com experiência na administração pública, como Lina Khan, ex-comissária da Comissão Federal do Comércio durante o governo Biden; Maria Torres-Springer, ex-vice-prefeita de Nova York; Grace Bonilla, CEO da United Way, uma organização nova-iorquina sem fins lucrativos; e Meanie Hartzog, ex-vice-chefe de saúde e serviços humanos. Quem lidera o grupo é a conselheira sênior da campanha de Mamdani, Elana Leopold, que trabalhou anteriormente na gestão do ex-prefeito democrata Bill de Blasio.
“Devemos a esta cidade estar prontos em 1º de janeiro para começar a entregar”, disse Mamdani na quarta-feira, 5, em sua primeira coletiva após a vitória. “Temos 57 dias, e são 57 dias para começar a fazer o trabalho de preparação”, declarou o novo prefeito, que tem desafios consideráveis pela frente — e adversários relevantes, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou cortar repasses do governo federal a Nova York caso ele fosse eleito.
+ De rapper a prefeito socialista: quem é Zohran Mamdani, recém-eleito em Nova York
Promessas ousadas
Na terça-feira, 4, Zohran Mamdani consolidou sua ascensão meteórica ao conseguir 50,4% dos votos nas eleições gerais de Nova York, derrotando o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Silwa para ser o mais novo ocupante da Gracie Mansion. Sua campanha buscou focar em soluções para os problemas da base trabalhadora da cidade, prometendo congelar o preço de aluguéis, estabelecer um serviço de ônibus e de creches gratuito e criar supermercados administrados diretamente pela cidade.
Autodeclarado socialista, Mamdani olha para o andar de cima para implementar seus planos: ele quer aumentar o imposto de renda para os cidadãos mais ricos e elevar para 11,5% a alíquota para corporações, além de adicionar uma taxa fixa de 2% para os nova-iorquinos que ganham mais de US$ 1 milhão por ano. Segundo sua campanha, isso garantiria uma arrecadação de US$ 9 bilhões em novas receitas anualmente.







