Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Elon Musk diz que Tesla pode restaurar energia em Porto Rico

Em mensagens no Twitter, CEO da Tesla diz que pode implementar rede de energia limpa na ilha e chama a atenção do governador de Porto Rico

Por Gustavo Silva
6 out 2017, 15h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma interação no Twitter pode terminar com a resolução de um dos maiores problemas de Porto Rico no momento. Elon Musk escreveu na rede social que a Tesla poderia reconstruir a rede elétrica da ilha apenas com fontes de energia solar. O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, comentou na mensagem: “Vamos conversar”.

    A ilha foi devastada em setembro pela passagem do Furacão Maria, que destruiu grande parte da infraestrutura do território e deixou 36 mortos, segundo atualização divulgada nesta sexta-feira pelo governo local. Pouco mais de 10% da população tem acesso à energia elétrica.

    Perguntado no Twitter se a Tesla poderia intervir e reconstruir a rede elétrica de Porto Rico a partir de fontes de energia solar, Musk disse que a empresa já realizou trabalhos assim em ilhas menores e que, a despeito de questões de escala, isso “poderia ser feito também em Porto Rico”. O empresário disse então que a decisão para que a empreitada fosse realizada “está nas mãos do governo e, principalmente, do povo porto-riquenho”.

    A mensagem chegou a Rossello, que interagiu com Musk na rede social. “Você gostaria de mostrar ao mundo o poder e a escala das tecnologias Tesla?”, indagou o presidente de Porto Rico, que sugeriu em seguida: “Porto Rico poderia ser o modelo desse projeto”. “Eu ficaria feliz em conversar. Esperamos que a Tesla possa ser útil”, concluiu a conversa o dono da Tesla.

    Essa não é a primeira medida de Musk relacionada a Porto Rico. Na esteira da tragédia provocada pelo furacão, o empresário doou 250.000 dólares e centenas de sistemas de bateria que acumulam a energia gerada por painéis solares.

    Continua após a publicidade

    Em 2016, a Tesla adquiriu por 2,6 bilhões de dólares a SolarCity, empresa especializada na produção de painéis solares. A ilha de Ta’u, parte da Samoa Americana, foi uma das primeiras a contar com a instalação da rede de energia limpa proposta por Musk. Por lá, o sistema tem a capacidade de abastecer toda a ilha e acumular energia por até três dias sem sol.

     

    Austrália: “Vamos conversar”

    A conversa entre Musk e Rossello é um exemplo de como o Twitter é utilizado pela Tesla para se envolver em novos projetos. Em março, o CEO da empresa apostou com um usuário australiano que caso a Tesla não conseguisse concluir a instalação e colocar em funcionamento um sistema de armazenamento de energia limpa em um estado no sul da Austrália em cem dias, o governo local não precisaria pagar pelo serviço. A senadora australiana Sarah Hanson-Young interviu na conversa e, em mensagem, escreveu: “vamos conversar”.

    Musk viajou no fim de setembro à Austrália para acompanhar o andamento dos trabalhos. A rede de baterias, que será interligada a uma fazenda eólica nas proximidades e terá capacidade de armazenamento de 100 megawatts, será a maior do mundo assim que concluída. Anunciado em julho, o projeto está em suas fases finais de construção. O líder da Tesla deve ganhar a aposta – e, de quebra, embolsar cerca de 50 milhões de dólares pela obra.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.