Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Em campanha por reeleição, premiê do Canadá é acusado de racismo

"Foi algo estúpido que desejaria não ter feito", disse Justin Trudeau sobre foto com 'blackface' tirada em 2001

Por Da Redação 19 set 2019, 03h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, reconheceu, nesta quarta-feira 18, que posou em 2001 para um foto em que estava fantasiado de Aladdin com “blackface“, uma imagem que ele próprio considerou como “racista” e que foi divulgada faltando cerca de um mês para as eleições gerais do país.

    A imagem foi revelada pela revista americana Time. Depois do escândalo, Trudeau declarou que a foto foi tirada há 18 anos durante uma festa a fantasia de uma prestigiada escola particular de Vancouver, onde ele era professor.

    Na foto, Trudeau aparece sorridente, com um turbante na cabeça, como o personagem do filme da Disney, e o rosto pintado com uma tinta marrom. Na época, o hoje primeiro-ministro, que tentará a reeleição, tinha 29 anos e é o único com “blackface” – que faz referência á prática de atores que se coloriam com carvão para representar negros de forma pejorativa nos séculos XIX e XX.

    foto_trudeau
    Justin Trudeau, com ‘blackface’ em fotografia de 2001 (-/Reprodução)

    “Em 2001, quando era professor em Vancouver, fui a uma festa. O tema era as 1000 e uma noites. Me fantasiei de Aladdin e me maquiei. Não deveria tê-lo feito. Deveria ter sabido que não era adequado, mas o fiz e realmente sinto muito. Lamento profundamente”, disse Trudeau.

    Continua após a publicidade

    Questionado por jornalistas, Trudeau reconheceu que a imagem tem profundas conotações racistas, mas disse que não considerou o gesto como preconceituoso na época. O primeiro-ministro também admitiu que esta não foi a única vez que usou uma “blackface”.

    “Foi algo estúpido que desejaria não ter feito, mas fiz e por isso me desculpo”, afirmou.

    Apesar da pressão, o primeiro-ministro descartou a hipótese de não disputar as eleições do próximo mês. Vários candidatos a deputado no país foram obrigados a desistir das candidaturas depois da revelação de antigas mensagens com conteúdo racista postadas nas redes sociais.

    Continua após a publicidade

    Um dos adversários de Trudeau, Jagmeet Singh, que lidera o terceiro partido com maior representação no parlamento do Canadá, o Novo Partido Democrata, é de origem sikh e sempre usa um turbante. Depois da divulgação da foto, ele afirmou que o comportamento de Trudeau é um insulto para muito dos canadenses.

    “O racismo é real. As pessoas nesta sala o sentiram. Eu experimentei isso na minha vida. Ele tem que responder por essas questões”, disse Singh.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.