Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em meio a protestos, Macron sanciona impopular reforma da Previdência

Mudança no sistema previdenciário eleva idade de aposentadoria de 62 para 64 anos; porta-voz diz que medida terá início em setembro e será gradual

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 abr 2023, 15h54

Um dia depois de o Conselho Constitucional da França aprovar a impopular reforma da Previdência que tem levado a onda de protestos no país desde o início do ano, o presidente Emmanuel Macron sancionou neste sábado, 15, a lei que aumenta a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos. A promulgação foi publicada no Diário Oficial do país.

A tom de polêmica em torno da mudança no sistema previdenciário subiu no mês passado, depois que o presidente francês aprovou o projeto de lei sem votação no parlamento utilizando uma manobra constitucional. Em discurso na televisão, ele justificou que a reforma “não era um luxo”, mas “uma necessidade do país”.

A oficialização da reforma durante a madrugada foi criticada por opositores. Em sua conta no Twitter, o líder da esquerda Jean-Luc Mélenchon acusou Macron de querer “intimidar toda a França durante a noite” e disse que o ato foi uma “demonstração absurda de arrogância”. “A luta pela retirada da lei envolve agora uma certa ideia de dignidade”, escreveu. Segundo o jornal Le Monde, manifestantes preparam uma série de protestos para o dia 1º de maio, quando é celebrado o Dia Internacional do Trabalhador.

Em entrevista ao canal TF1, o porta-voz do governo Olivier Véran afirmou que a mudança de 62 para 64 anos será gradual e terá início em setembro deste ano.

Os protestos contra a reforma previdenciária começaram na segunda metade de janeiro e continuam fortes. Na última quinta-feira, 13, manifestantes invadiram a sede da LVMH, detentora de marcas de luxo como Louis Vuitton e Tiffany. No mês passado, 1,28 milhão de pessoas protestaram pelas ruas da França e bloquearam refinarias.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.