Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Em meio a tensões, Xi convida Trump a visitar China em telefonema ‘muito bom’

Republicano informou que os dois conversaram sobre 'algumas das complexidades do nosso acordo comercial recentemente feito e acordado'

Por Paula Freitas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 jun 2025, 12h31

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 5, que foi “gentilmente” convidado pelo seu homólogo chinês, Xi Jinping, para uma visita à China durante um telefonema “muito bom”. Na Truth Social, rede social da qual é dono, o republicano informou que os dois conversaram sobre “algumas das complexidades do nosso acordo comercial recentemente feito e acordado”, em referência à trégua da guerra tarifária de 90 dias entre Washington e Pequim, firmada no início de maio.

“A ligação durou aproximadamente uma hora e meia e resultou em uma conclusão muito positiva para ambos os países. Não deve haver mais dúvidas quanto à complexidade dos produtos de Terras Raras. Nossas respectivas equipes se reunirão em breve em um local a ser definido”, escreveu Trump.

“Durante a conversa, o Presidente Xi gentilmente convidou a Primeira-Dama e a mim para visitar a China, e eu retribuí. Como presidentes de duas grandes nações, isso é algo que ambos ansiamos por fazer. A conversa se concentrou quase que exclusivamente em COMÉRCIO”, disse ele, acrescentando que os líderes não trataram sobre Irã e Rússia.

Embora os países tenham pressionado freio nas tarifas, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse à emissora americana Fox News que os avanços para lidar com a disputa comercial têm sido lentos. No âmbito do acordo firmado em Genebra, os Estados Unidos reduziram as taxas impostas sobre produtos da China de 145% para 30%. Por sua vez, impostos retaliatórios chineses sobre produtos americanos caíram de 125% para 10%.

+ Trump e Xi devem conversar sobre questões comerciais nesta semana, diz Casa Branca

Críticas da China

A China acusou Washington nesta segunda-feira, 2, de “violar gravemente” a frágil trégua. Um porta-voz do Ministério do Comércio chinês afirmou que a administração Trump “prejudicou seriamente” o acordo firmado em Genebra. Segundo Pequim, as violações incluem interrupção de vendas de software de design de chips de computador para empresas chinesas, alertas contra o uso de chips feitos pela gigante tecnológica chinesa Huawei e o cancelamento de vistos para estudantes chineses.

Continua após a publicidade

“O governo dos EUA provocou unilateral e repetidamente novos atritos econômicos e comerciais, exacerbando a incerteza e a instabilidade nas relações econômicas e comerciais bilaterais”, disse o ministério em um comunicado.

Além disso, o porta-voz alegou que as ações dos EUA desrespeitaram o consenso alcançado durante um telefonema em janeiro entre Xi e Trump. Na sexta-feira, o republicano também anunciou que iria dobrar tarifas de importação de aço e alumínio para 50%. Embora China seja a maior produtora e exportadora de aço do mundo, envia muito pouco para os Estados Unidos devido a uma tarifa de 25% imposta em 2018, que excluiu a maior parte do aço chinês do mercado. A China ocupa o terceiro lugar entre os fornecedores de alumínio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.