Em Roma, mural exibe papa angelical beijando Trump demoníaco
Outros desenhos retrataram o papa como um grafiteiro e Super-Homem na capital italiana
Um mural que retrata um papa Francisco angelical beijando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dotado de chifres demoníacos, ambos em tamanho real, surgiu em um muro perto do Vaticano nesta quinta-feira, menos de duas semanas antes de um encontro marcado entre os dois.
O mural, que foi pintado em papel e colado ao muro durante a noite, é o trabalho mais recente de artistas de rua representando o papa a aparecer em Roma nos últimos meses. Este mostra Francisco, usando um crucifixo simples ao redor do pescoço, abraçando Trump, que usa um relógio de ouro e tem uma pistola em um coldre. O halo do papa é do mesmo tom de amarelo brilhante do cabelo de Trump, e os dois aparecem se beijando na boca.
A legenda diz “O Bem Perdoa o Mal” e traz a assinatura “TVBoy”, possivelmente do artista de rua italiano Salvatore Benintende.
O mural foi colado em um muro de uma rua chamada “Caminho da Margem do Espírito Santo”, que fica diante do Vaticano e cruza o rio Tibre. Francisco e Trump devem se encontrar no Vaticano no dia 24 de maio, já que o presidente estará fazendo uma turnê por Arábia Saudita, Israel, Itália e Bélgica.
Os murais retratando o pontífice acabam sendo retirados por um grupo especial da funcionários de saneamento de Roma conhecido como “O Esquadrão do Decoro”. O esquadrão já apagou um mural que mostrava o papa como um grafiteiro sorrateiro pichando sinais da paz em muros e outro que o exibia como Super-Homem.
A mídia local criticou o grupo por remover obras de arte popular, enquanto pichações de má aparência enfeiam muitos edifícios e pilhas de lixo se acumulam nas calçadas devido a atrasos na coleta.
(Com Reuters)