Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Embaixadora dos EUA no Brasil: Haverá eleições livres apesar de Bolsonaro

Durante sabatina no Senado, a indicada de Joe Biden, Elizabeth Bagley, defendeu as instituições democráticas e combate ao desmatamento

Por Amanda Péchy
18 Maio 2022, 15h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A indicada pelo presidente Joe Biden para ser a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, cutucou o governo de Jair Bolsonaro durante sua sabatina no Senado americano nesta quarta-feira, 18. A diplomata disse que as eleições deste ano no Brasil devem passar por dificuldades, mas que confia nas instituições democráticas do país.

    “Se for confirmada, afirmarei nossa confiança nas instituições democráticas e no sistema eleitoral do Brasil e na importância de manter a confiança pública nesse sistema antes das eleições nacionais de outubro no Brasil”, afirmou durante seu discurso.

    “Reforçarei o compromisso dos Estados Unidos de fortalecer a democracia, os direitos humanos e o Estado de Direito no Brasil”, acrescentou.

    Depois do discurso de abertura, quando questionada durante a sabatina sobre os repetidos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, declarou: “Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil é uma democracia. Tem Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão. Eles têm todas as instituições democráticas para realizar eleições livres e justas.”

    “Sei que não será um momento fácil, muito em razão dos comentários [de Bolsonaro]. Apesar disso, há uma base institucional”, disse, fazendo referência à possibilidade “a la Trump” do presidente questionar os resultados eleitorais em caso de derrota.

    Continua após a publicidade

    Em seu discurso, Bagley também tocou em outra deficiência do atual governo brasileiro: a conservação ambiental. A perda de floresta amazônica em 2021 foi a pior dos últimos quinze anos e o volume de multas do Ibama, 80% menor.

    “O Brasil abriga 30% das florestas tropicais do mundo, incluindo 60% da Amazônia, a maior e mais biodiversa floresta tropical do mundo. Uma das minhas principais prioridades será incentivar os esforços para aumentar a ambição climática, reduzir drasticamente o desmatamento, proteger os defensores da floresta e processar crimes ambientais e atos de violência relacionados”, disse a indicada de Biden.

    A área ambiental ganhou papel central nas relações dos Estados Unidos com o Brasil depois que Biden chegou à Casa Branca, juntando-se a países europeus na pressão internacional para que o governo brasileiro trabalhe para conservar a Amazônia. Bagley, inclusive, foi assessora de John Kerry, o principal conselheiro de Biden para questões ambientais.

    Continua após a publicidade

    A diplomata ainda precisa do aval da Comissão de Relações Exteriores e da aprovação do Senado para assumir o cargo. Senadores indicaram que querem concluir o processo a tempo do pleito de outubro, porque governo americano avalia que o pleito tende a ser conturbado.

    Segundo investigação da agência de notícias Reuters, o diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), William Burns, alertou no ano passado os membros do gabinete de Jair Bolsonaro que eles e o presidente deveriam parar de questionar o sistema eleitoral do Brasil quanto às eleições de outubro.

    Diplomata de longa data, além de ter assessorado John Kerry, também foi assessora-sênior de Hillary Clinton durante a gestão de Barack Obama e de Madeleine Albright, no governo de Bill Clinton. Ela também foi embaixadora de Portugal e representante especial para a Assembleia-Geral das Nações Unidas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.