Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Enchentes no Texas deixam mais de 30 mortos e ao menos 27 crianças desaparecidas

Nível do rio Guadalupe, na região central do Estado, subiu 8 metros em 45 minutos e atingiu um acampamento de verão; 14 crianças estão entre vítimas fatais

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 jul 2025, 19h52 - Publicado em 5 jul 2025, 09h47

Dezenas de pessoas morreram no centro do Texas, Estados Unidos, após enchentes devastadoras atingirem a região de Hill Country desde as primeiras horas desta sexta-feira, 4. Resgates aquáticos estão sendo realizados ao longo do Rio Guadalupe. O número de mortos ainda é incerto, mas autoridades locais afirmam que ao menos 35 pessoas perderam a vida — 14 crianças estão entre as vítimas fatais –. Entre 23 e 27 crianças que estavam em Camp Mystic, um acampamento de verão local, estão desaparecidas e 850 pessoas foram resgatadas sem ferimentos até o momento. 

O presidente Donald Trump descreveu as enchentes no Texas e as mortes subsequentes como “terríveis” e afirmou que está trabalhando com o governador do Texas para coordenar uma possível ajuda federal e mitigar os danos. “Eles ainda não sabem a resposta sobre quantas pessoas morreram, mas parece que alguns jovens estavam entre eles”, disse Trump na sexta-feira, 4, no Air Force One, referindo-se às mortes como “chocantes”.

Segundo o governo do Texas, não havia caído “uma gota de chuva até a tragédia acontecer” no início do dia, e o nível do Rio Guadalupe subiu cerca de 8 metros em 45 minutos. Um alerta foi emitido entre 4h e 5h no horário local.

O Rio Guadalupe em Hunt atingiu sua segunda maior altura já registrada, mais alta que a famosa enchente de 1987, segundo autoridades da cidade, que citaram o Serviço Nacional de Meteorologia. O rio tem uma particularidade geográfica. Há uma bifurcação para o norte e outra para o sul, que convergem no Guadalupe e levam água para a cidade de Kerrville. Na sexta, no entanto, o volume de água atingiu as duas bifurcações ao mesmo tempo com um volume de água muito acima do previsto. Em minutos, o nível do rio subiu de forma extremamente perigosa.

Outras regiões do Estado americano também estão sendo afetadas por chuvas acima do esperado. O Texas emitiu um alerta de emergência por inundações repentinas em cinco condados da região oeste na sexta-feira, enquanto a região de Hill Country continua sendo atingida por fortes chuvas e inundações, segundo informações do Serviço Nacional de Meteorologia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.