Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Entenda o que é a Jihad Islâmica, aliada do Hamas contra Israel

Grupo foi acusado por Israel de estar por trás da explosão que matou centenas de pessoas em hospital de Gaza

Por Henrique Barbi
19 out 2023, 10h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Talal Naji (R), secretary-general of the Popular Front for the Liberation of Palestine-General Command (PFLP-GC) speaks while seated next to Abdulaziz al-Minawi, senior official of the Palestinian Islamic Jihad movement, during a meeting of the Palestinian faction leaders in Damascus on October 11, 2023. Israel declared war on Hamas on October 8 following a shock land, air and sea assault by the Gaza-based Islamists. The death toll from the shock cross-border assault by Hamas militants rose to 1,200, making it the deadliest attack in the country's 75-year history, while Gaza officials reported more than 900 people killed as Israel pounded the territory with air strikes. (Photo by LOUAI BESHARA / AFP)
    Abdulaziz al-Minawi, alto funcionário do movimento Jihad Islâmica Palestina (esq.), junto a Talal Naji, secretário-geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina, durante uma reunião de líderes de facções palestinas em Damasco. 11/10/2023 - (Louai Beshara/AFP)

    Após Israel acusar a Jihad Islâmica Palestina, aliada ao Hamas, de estar por trás do bombardeio com centenas de vítimas a um hospital no centro de Gaza, o grupo ganhou protagonismo nos noticiários do conflito no Oriente Médio.

    Ainda em meio à incerteza sobre a autoria do ataque, que a Jihad Islâmica nega e atribui ao Exército israelense, mais uma organização paramilitar do Oriente Médio pode complicar ainda mais o tabuleiro da guerra.

    + Explosão em hospital foi obra de aliado do Hamas, diz inteligência dos EUA

    A Jihad Islâmica Palestina foi fundada na década de 1980, no Egito, por radicais desiludidos com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), controlada pelo grupo Fatah – hoje no poder da Autoridade Palestina. Seus membros tinham como objetivo formar um Estado da Palestina nas regiões de Gaza, Cisjordânia e partes de Israel.

    Menor que o Hamas, a Jihad Islâmica não tem participação política e concentra seus esforços apenas na luta armada contra os israelenses. O grupo cresceu recentemente e já superou as fronteiras de Gaza, com sedes estrangeiras em Beirute, no Líbano, e Damasco, na Síria.

    Continua após a publicidade

    De acordo com Israel, o governo do Irã financia a atividade da Jihad, assim como faz com o Hamas, com dezenas de milhões de dólares e treinamento militar.

    Os dados sobre o grupo são imprecisos, mas estimativas do serviço de inteligência norte-americano (CIA) de 2021 apontaram para um exército de mais de 1.000 homens e um arsenal significativo de foguetes, morteiros e mísseis anti-tanque.

    O grupo não divulga informações e é listado como terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.