Entrevista redescoberta revela possível identidade de Banksy
Fala de 2003 pode dar pistas sobre artista de rua, que tem como uma das principais marcas o anonimato
Vinte anos depois, uma entrevista pode ter revelado o nome do misterioso artista de rua britânico Bansky, solucionando um mistério que já mobilizou pesquisas e investigações jornalísticas.
A suposta revelação, que voltou à tona nesta semana, foi feita em 2003 ao programa “PM”, da rádio BBC 4, sob o comando do repórter Nigel Wrench, que se dedicava aos assuntos de arte da emissora pública britânica.
“É Robert Banks?” perguntou o jornalista, ao que Banksy responde: “É Robbie”. “Robbie. OK. Robbie”, reitera Wrench.
Neste mesmo ano, Banksy fez sua primeira exposição, Turf War, no bairro londrino de Dalston. De lá pra cá, a obra do grafiteiro conquistou o mundo.
O bate-papo que durou cerca de uma hora com o então iniciante foi resgatado quando Wrench ouviu o podcast The Banksy Story e decidiu rever a gravação completa que guardava em casa. Foi quando percebeu que o artista estava dizendo seu tão cobiçado nome.
Na íntegra da conversa, Banksy, que devia ter cerca de 20 anos, ainda defendeu o vandalismo como arte.
“Não vou me desculpar por isso. É uma maneira mais rápida de expressar suas ideias, certo?”
Não é a primeira vez que surgem especulações sobre a verdadeira identidade de Banksy. O jornal britânico “Daily mail” protagonizou a mais recente delas, ao mover uma ação judicial contra a empresa criada por ele, a Pest Control. Entre os documentos, o nome de Robin Gunningham, um homem de 53 anos, nascido em Bristol, figurava no processo como responsável pelo empreendimento.