Entrevista redescoberta revela possível identidade de Banksy
Fala de 2003 pode dar pistas sobre artista de rua, que tem como uma das principais marcas o anonimato
Vinte anos depois, uma entrevista pode ter revelado o nome do misterioso artista de rua britânico Bansky, solucionando um mistério que já mobilizou pesquisas e investigações jornalísticas.
A suposta revelação, que voltou à tona nesta semana, foi feita em 2003 ao programa “PM”, da rádio BBC 4, sob o comando do repórter Nigel Wrench, que se dedicava aos assuntos de arte da emissora pública britânica.
“É Robert Banks?” perguntou o jornalista, ao que Banksy responde: “É Robbie”. “Robbie. OK. Robbie”, reitera Wrench.
Neste mesmo ano, Banksy fez sua primeira exposição, Turf War, no bairro londrino de Dalston. De lá pra cá, a obra do grafiteiro conquistou o mundo.
O bate-papo que durou cerca de uma hora com o então iniciante foi resgatado quando Wrench ouviu o podcast The Banksy Story e decidiu rever a gravação completa que guardava em casa. Foi quando percebeu que o artista estava dizendo seu tão cobiçado nome.
Na íntegra da conversa, Banksy, que devia ter cerca de 20 anos, ainda defendeu o vandalismo como arte.
“Não vou me desculpar por isso. É uma maneira mais rápida de expressar suas ideias, certo?”
Não é a primeira vez que surgem especulações sobre a verdadeira identidade de Banksy. O jornal britânico “Daily mail” protagonizou a mais recente delas, ao mover uma ação judicial contra a empresa criada por ele, a Pest Control. Entre os documentos, o nome de Robin Gunningham, um homem de 53 anos, nascido em Bristol, figurava no processo como responsável pelo empreendimento.
‘Janjapalooza’ vira alvo da oposição para criticar gastos das estatais
Moraes manda intimar general a depor como testemunha de Torres
A modelo Carol Trentini conta como é posar para grandes grifes em casa
Os caminhos para a descarbonização







