Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Em ofensiva aos EUA, Erdogan anuncia boicote ao iPhone

Após grande desvalorização, lira recupera algum terreno; presidente diz que é alvo de uma guerra econômica

Por Da Redação
Atualizado em 14 ago 2018, 17h10 - Publicado em 14 ago 2018, 10h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta terça-feira 14 que o país boicotará a importação de produtos eletrônicos dos Estados Unidos, entre eles os smartphones da Apple, como retaliação em uma disputa com Washington. O desentendimento entre as duas nações contribuiu para provocar quedas recorde da moeda turca, a lira.

    “Junto com nosso povo, nós nos oporemos decisivamente ao dólar, os preços em forex [mercado de câmbio], à inflação e às taxas de juros. Protegeremos nossa independência econômica nos unindo estreitamente”, disse ele a membros de seu partido, AK, em um discurso.

    “Imporemos um boicote a produtos eletrônicos dos Estados Unidos. Se eles têm iPhones, existe a Samsung do outro lado, e temos nosso próprio Vestel aqui”, disse, referindo-se à empresa de eletrônicos turca, cujas ações subiram 5%.

    Erdogan diz que a Turquia é alvo de uma guerra econômica e fez vários apelos para que os turcos vendam seus dólares e euros para blindar a moeda nacional.

    Washington impôs sanções contra dois ministros de Erdogan devido ao julgamento de um pastor evangélico americano na Turquia por acusações de terrorismo. Na semana passada, o governo de Donald Trump também aumentou as tarifas para a importação de metais turcos.

    Continua após a publicidade

    Erdogan disse que seu governo oferecerá incentivos adicionais a empresas que planejam investir em seu país e que estas não devem se intimidar com a incerteza econômica.

    A lira perdeu mais de 40% de seu valor neste ano e atingiu uma baixa histórica de 7,24 em relação ao dólar na manhã de segunda-feira 13, abalada pelos clamores de Erdogan por taxas de juros mais baixas e pela deterioração dos laços com os Estados Unidos.

    A fraqueza da lira repercutiu nos mercados globais. Sua desvalorização de até 18% na sexta-feira 10 afetou as ações americanas e europeias, já que os investidores se preocuparam com a exposição dos bancos à Turquia.

    Continua após a publicidade

    Nesta terça-feira, a lira recuperou algum terreno, sendo negociada a 6,53 em relação ao dólar, um aumento de cerca de 5% no dia.

    A reação foi auxiliada pelo anúncio de uma teleconferência entre o ministro das Finanças turco e investidores ainda nesta terça. Berat Albayrak tentará tranquilizar os investidores preocupados com o controle de Erdogan sobre a economia e sua resistência a aumentos nas taxas de juros para lidar com uma inflação de dois dígitos.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.