Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Erdogan: referendo pode tornar Turquia ‘um país mais civilizado’

Consulta popular decidirá se o país mantém o regime parlamentarista ou altera a constituição e instaura o presidencialismo

Por Da redação
Atualizado em 17 abr 2017, 18h29 - Publicado em 16 abr 2017, 11h00

O presidente da Turquia, Recep Erdogan, disse neste domingo que o referendo para instaurar o presidencialismo é histórico e que a mudança servirá para acelerar o desenvolvimento e definir o futuro do país.”O referendo de hoje não é um qualquer, é um dos mais importantes em nossa História”, declarou após votar em Istambul.

A consulta popular decidirá se o país mantém o regime parlamentarista ou altera a constituição e instaura o presidencialismo, fortalecendo os poderes do presidente. Erdogan, sustentou que o modelo presidencialista aceleraria o desenvolvimento do país e equiparou a mudança com atingir os objetivos de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da moderna república laica.

“Com esta mudança nosso povo decidirá por um salto em seu desenvolvimento. Estamos realizando o sonho de Mustafa Kemal Atatürk de tornar a Turquia um país mais civilizado “, acrescentou o líder turco.

A vitória de Erdogan, no entanto, coloca em risco a democracia turca, fragilizada nos últimos anos por medidas autoritárias, perseguição política e cerco à liberdade de expressão. Também deve agravar o desgaste nas relações internacionais, especialmente com os países europeus.

Erdogan previu que haverá uma alta participação e que quando as urnas forem abertas esta noite a Turquia caminhará “para o futuro”.

Continua após a publicidade

O líder do opositor Partido Republicano do Povo (CHP, social democrata), Kemal Kiliçdaroglu, confiou, por sua parte, em uma vitória do “não” em breve declaração após votar.

“Tivemos uma boa campanha. Estamos votando o destino da Turquia. Estou contente e confio em que tenhamos um bom resultado e então tratemos de solucionar os problemas do país”, disse.

A Turquia decide hoje em consulta popular se substitui seu modelo parlamentar por um presidencial com vastos poderes e cujo resultado determinará o modelo político do país e redefinirá suas relações com a União Europeia.

Continua após a publicidade

(com EFE)

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.